We are coming soon!

40%

We'll notify you when the site is live:

Maintenance Mode is a free coming soon/under construction blogger template from NewBloggerThemes.com. Maintenance Mode blogger template has jQuery countdown timer, progress bar, tabbed view section, email subscription box and twitter follow and share buttons. You can go to Edit HTML replace this with your own words. For more free blogger templates, visit NewBloggerThemes.com.
Copyright © SEDE NACIONAL | Powered by Blogger
Design by ThemeFuse | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

Blogs

terça-feira, 3 de julho de 2012


“Igreja e Cidadania”

Cidadania é uma luta incessante por direitos. Direitos civis, políticos, direito á vida, á saúde, á propriedades, a segurança, direito de liberdade, direito de ir e vir e de igualdade social. Todos esses direitos são garantidos pela Constituição que define os direitos e deveres da cidadania. Infelizmente as instituições públicas governamentais, estão apáticas e inércias aos direitos sociais da cidadania, principalmente a cidadania do Reino, pois a mesma se resume em uma reflexão critica teológica e prática, voltada totalmente para os princípios e os valores fundamentais da vida.
Desempregos, drogas, criminalidades, crises na saúde pública, crises na educação, crise na segurança pública, crise nas famílias, falta de moradias, crianças abandonadas, etc. Esses são alguns dos problemas sociais que marginalizam a sociedade, provando assim a desigualdade social o descaso político e a desvalorização das instituições públicas concernentes à cidadania do Reino. No contexto do mundo moderno, a fé, em especial a cristã, deve ser vista na “perspectiva da ação, como fé participativa que ativa a consciência ética do cristão, abrindo-lhe a possibilidade de inserção [testemunho] no espaço público”. Esse é o entendimento do Prof. Dr. Clóvis Pinto de Castro, em seu livro Por uma fé cidadã: a dimensão pública da Igreja – fundamentos para uma pastoral da cidadania.
O Cristianismo, à luz da Revelação Bíblica, deve nos capacitar ao confronto às diversas formas de policentrismos e o neoliberalismo que tanto tem gerado oportunidades quanto exclusão social; exclusão social é ato contra a cidadania, “entendida não como uma situação estabelecida, mas como luta incessante”, portanto cabe a Igreja através da “Fé Cidadã, Cristã e Pratica” uma ação política, pastoral e prática na sociedade e no espaço público onde ela esta inserida. O apostolo Paulo foi alimentado por essa “Fé Cidadã, Cristã e Prática”. Como cidadão romano Paulo teve participação no espaço público com um caráter diferenciado, a sua religião foi cristocêntrica, essencial e diferencialmente cristã e, apesar disso, ecumênica, orientada para a oikumene, para toda a terra habitada, para os gentios e para todas as religiões. Paulo foi cidadão romano a serviço da Cidade de Deus, Roma foi o lugar da prática da sua “Fé Cidadã”.
A Igreja precisa deixar de lado a expressão “Crente não se envolve com as coisas do mundo” pelo contrario, a igreja pode, e não só pode, mais deve se envolver com as causas sociais, políticas e econômicas que envolvem a sociedade, entendendo que como instituição divina o seu papel é bem mais importante do que encher as igrejas de pessoas, o seu papel é lutar em favor das pessoas necessitadas, descriminadas e marginalizadas da sociedade, pois o chamado de Deus para a sua Igreja é de desafio e de serviço, guiado por uma “Fé Cidadã” que abranja a dimensão da doação, do compromisso e da solidariedade mediante a lógica do sacrifício e da Cruz de Cristo.


Pr. Ezequiel P. de Souza - Pastor Presidente da Igreja Evangélica Cristo é a Esperança. Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Charisma - Rio de Janeiro. Bacharel em Teologia pelo IBAD - Instituto Bíblico das Assembléias de Deus – São Paulo. Graduado em Teologia pela Unigran - Centro Universitário da Grande Dourados – Mato Grosso.


Alameda Duque de Caxias, n°220 – Centro – Blumenau, SC – Fone [47] 3339-7071

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

IECE. Tecnologia do Blogger.
Atualizando

Arquivo do blog

Seguidores

Footer Text

Link List

ADVERTISMENT

Follow on FaceBook