Ponto da mensagem: Se examinarmos a nós mesmos, podemos saber com certeza se estamos ou não salvos.
Introdução: O que prova que você está vivendo? Sua certidão de nascimento? Sua carteira de motorista? Quando um paramédico chega à cena, ele olha para ver se a pessoa está respirando, tem batimento cardíaco, e tem alguma atividade cerebral.
I. Prova de Vida: Respiração (Espírito Santo)
a. “no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória” (Efésios 1:13-14)
c. “guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós” (2 Timóteo 1:14)
II. Prova de Vida: Batimento cardíaco (amor)
a. "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros" (João 13:34-35)
b. “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” (1 João 4:7-8)
c. "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:12-13)
III. Prova de Vida: Atividade (Obras)
a. “Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?” (Tiago 2:14)
b. "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:16)
c. “Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril?” (Tiago 2:20)
Conclusão e convite: “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna” (1 João 5:11-13)