We are coming soon!

40%

We'll notify you when the site is live:

Maintenance Mode is a free coming soon/under construction blogger template from NewBloggerThemes.com. Maintenance Mode blogger template has jQuery countdown timer, progress bar, tabbed view section, email subscription box and twitter follow and share buttons. You can go to Edit HTML replace this with your own words. For more free blogger templates, visit NewBloggerThemes.com.
Copyright © SEDE NACIONAL | Powered by Blogger
Design by ThemeFuse | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

Blogs

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ainda existe uma escolha


Ainda existe uma escolha
“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”.
INTRODUÇÃO:
O poeta Chileno Pablo Neruda, certa feita disse: “Somos livres para fazer nossas escolhas, mas sempre seremos prisioneiro das consequências”.
Na vida estamos sempre fazendo escolhas e assumindo as consequências de nossas próprias decisões. Algumas dessas consequências refletem em nossas existências das seguintes formas:
  • Por um curto período.  Ex: Qual será sua formação acadêmica?
  • Por um longo período. Ex: Qual será a sua profissão?
  • Por toda vida. Ex: Com que você irá se casar?
  • Para além da vida: Onde passarás a eternidade?
ELUCIDAÇÃO DO TEXTO:
Jesus foi extremamente claro ao nos informar que existem: Duas portas, dois caminhos e uma só escolha.
Você precisa fazer a sua escolha, entre:
- A porta larga que nos leva ao caminho espaçoso que nos conduz a perdição e são muitos os que a procuram.
- A porta estreita que nos leva ao caminho apertado que nos conduz a vida e são poucos os que a procuram.
Tema: AINDA EXISTE UMA ESCOLHA
     I.        A ESCOLHA É PESSOAL:
  • Somos responsáveis pelos nossos próprios atos – (Rm 14. 12).
  • Precisamos pessoalmente invocar ao nome do Senhor – (Rm 10. 13).
II.        A ESCOLHA É ÚNICA:
  • Não há multiplicidade na escolha – (Mt 6.24 ).
  • Não neutralidade na escolha – (Mc 9.40 / Ap 3.15,16).
III.        A ESCOLHA É DECISIVA:
  • O homem decide o caminho que deseja trilhar – (Sl 119.30).
  • O homem decide a que Deus servirá – (Js 24.15).
IV.        A ESCOLHA É VOLUNTARIA:
  • Deus não obriga ninguém a servi-lo – (Lc 9.23).
  • Deus não violenta a vontade humana – (AP 3.20).
V.        A ESCOLHA É DEFINITIVA:
  • Não devemos voltar atrás – (Lc 9.62/ Hb 10. 38).
  • Sua decisão na terra repercutirá por toda a eternidade – (Jo 3.16).
CONCLUSÃO:
- Para os que andam em busca de uma porta. Jesus é a porta: (Jo 10.09).
- Para os que andam em buscam de um caminho. Jesus é o caminho: (Jo 14.06).
Conta-se uma historia que no reino muito antigo, o seu rei construiu muralhas enormes, fortalezas intransponíveis e em meio às grandiosas e robustas paredes, ele pediu para que se construísse uma porta mui pequena e extremamente estreita para o acesso exclusivo dos viajantes. Alguém o perguntou sobre o real propósito de tal porta e o rei simplesmente explicou informando-o que qualquer peregrino que viesse de onde viesse, desejando adentrar em seu reinado, antes precisaria deixar do lado de fora seus embrulhos e suas bagagens, certamente o rei não admitia a hipótese de que alguma forma de mal penetrasse em seu reino.
Da mesma forma é o reino de Deus se alguém deseja entrar em seus palácios reais, antes precisa despojar de todos os seus embrulhos mundanos e bagagens pecaminosas.
Caro leitor, lembre-se que existem duas portas, dois caminhos e uma só escolha, ainda existe uma escolha.
“Esforçai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão”. (Lc 13:24).

autor

Sidney Osvaldo Ferreira

Sidney Osvaldo Ferreira

Pastor presidente da Igreja Batista Evangelizadora, em Paulo Afonso - BA. Teólogo, Filósofo e Administrador. Casado com a nutricionista Vanessa Cristina. Contato virtual: sidney.osvaldo@hotmail.com

As guerras de Elias
“ (…) 22 Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do Senhor; mas os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.
23 Dêem-se-nos, pois, dois novilhos; e eles escolham para si um dos novilhos, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo; e eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo.
24 Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo, esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.
25 Disse, pois, Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós: um dos novilhos, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do Senhor, vosso deus, mas não metais fogo ao sacrifício.
26 E, tomando o novilho que se lhes dera, prepararam-no, e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até o meio-dia, dizendo: Ah Baal, responde-nos! Porém não houve voz; ninguém respondeu. E saltavam em volta do altar que tinham feito.
27 Sucedeu que, ao meio-dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e necessite de que o acordem.
28 E eles clamavam em altas vozes e, conforme o seu costume, se retalhavam com facas e com lancetas, até correr o sangue sobre eles.
   29 Também sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles até a      hora de se oferecer o sacrifício da tarde. Porém não houve voz; ninguém respondeu, nem atendeu.  (…)” [IRS 18.22-29]
        Sem dúvida alguma esta é uma das histórias mais impressionantes e marcantes da bíblia Sagrada.
Sempre que se faz menção ao profeta Elias este desafio automaticamente vem às nossas mentes. Uma grande disputa entre o Profeta verdadeiro do Senhor e os falsos profetas de Jezabel.
Não posso deixar de compartilhar com os leitores algumas verdades que o Espírito Santo tem colocado em meu coração.
Muito mais do que uma contenda entre o verdadeiro Deus Jeová e os falsos deuses Ball e Asera, Elias enfrentou ali no Carmelo algumas outras guerras que por vezes não conseguimos vislumbrar, mas que na verdade refletem o momento delicado em que passa a Igreja do Senhor Jesus na terra.
A primeira batalha que Elias enfrentou, que é evidente, foi a “Batalha entre Deuses”.
O Deus que respondesse com fogo seria então reputado por verdadeiro Deus.
Não obstante  não procedermos hoje com esse tipo de modalidade de confronto com as falsas religiões que adoram seus deuses exóticos, permissivos e sem vida, o problema se encontra exatamente dentro de algumas comunidades ditas “cristãs”. Líderes corrompidos pela ganância financeira afrontam denominações que não se curvaram ao deus Mamom. Nos amaldiçoam, dizendo que o Deus que servimos é um Deus ultrapassado e distante. Arrogam estes serem os detentores de toda a revelação, distorcendo as Santas Escrituras para dar base às suas falácias recheadas de engano. Evocam fogo, mas os céus se recusam a enviá-lo. Forjam então um fogo estranho, fabricado no profundo fosso de suas mentes egoístas e perversas. É o “Reteté” dos vasos vazios e frustrados.
A segunda batalha, subliminarmente presente no texto é a “Batalha entre Profetas”.
Não é isso que observamos na igreja?
A disputa de profetas; quando os profetas de casa não servem mais por desuso [muitas vezes somos colocados em desuso por não profetizarmos aquilo que os “Reis” e “Sacerdotes” querem ouvir] ou descrédito, importa-se um “Profeta Velho” para engodar os incautos com a venda de Unções de R$ 900,00 ou R$ 1.000,00. Não só desacreditam nossa fé como a própria Palavra de Deus, transferem para si uma revelação mais atual do que a Bíblia, amaldiçoando aqueles que não os aceitarem.
Por muito tempo a igreja sofreu com um parco entendimento de que: “quanto mais asceta*[uma filosofia de vida na qual são refreados os prazeres mundanos, onde se propõem a austeridade] se vivesse mais “santo” se tornaria”. Quanto mais vivêssemos como alienados desse mundo mais consagrados seriamos. Infelizmente assistimos muitos amados irmãos se frustrarem nessa busca. Pior, aprendemos neste falso ensinamento que: quanto maior o radicalismo pior é o surto no final da história.
Jesus nos ensinou que devemos viver neste mundo, mas o mundo não pode viver em nós, nosso dever é influenciar e não sermos influenciáveis. (Mateus 5.13-16)
“(…)13 Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;
15 nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa.
16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. (…)”
A terceira Batalha inserida no texto é a “Batalha de Altares”.
Não bastassem os confrontos de Deuses e Profetas elencados, também os altares são contagiados e inseridos na disputa. Os altares somos nós. As guerras em nós e entre nós acontecem porque não conseguimos morrer a morte de Cristo. Nosso Eu nunca é vencido. As pelejas, dissensões, porfias, disputas, egoísmos, litígios, ciúmes, invejas, etc. Todas estas ações são o estopim de toda a desestabilidade do Corpo de Cristo e de uma vida completamente devotada ao Evangelho da renúncia.
A quarta Batalha é a Batalha ou “Guerra de Ofertas”.
Em I Samuel 15. 19-23 está registrado:
“(…) 19 Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que era mau aos olhos do Senhor?
20 Então respondeu Saul a Samuel: Pelo contrário, dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou, e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e aos amalequitas destruí totalmente;
21 mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do anátema, para o sacrificar ao Senhor teu Deus em Gilgal.
22 Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros
23 Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei. (…)”
Desde que Adão pecou as mazelas do pecado acompanham a humanidade.
Temos a tendência de sempre justificarmos nossas ações, sejam elas boas ou más. As boas dispensam maiores explicações, quanto as más …., haverá sempre uma muleta para elas.
Saul tentou pagar um “Pedágio” para sua desobediência, desobedeceu as ordens do Eterno, guardando do despojo que deveria destruir, e quando interpelado pelo homem de Deus disse que: “Era para Ofertar ao Senhor”. Saul é um “reflexo” da igreja do século XXI no Antigo Testamento. Não tem nenhum problema darmos vazão às nossas carnalidades, lincenciosidades, depravações, fornicações, desejos, ganâncias, perversões, etc; se no final separarmos uma boa oferta ao Senhor. A melhor oferta  de toda  nossa comunidade. Pago o “Pedágio” para o Senhor, fico de bem com Ele e melhor ainda, com o meu líder, que se sentirá abençoado ($$$), afinal, Deus fez o homem e sabe que nós somos assim mesmo, falhos e nossa carne é fraca.
Meu Senhor Jesus Cristo, que Evangelho estranho é esse que estamos vivendo?
Permita-me restaurar o altar e inundá-lo com a água que é a tua Santa Palavra.
Talvez assim, por tua bondade e Graça, descerá Fogo Santo dos Céus e todos dirão, ao me contemplarem queimado e consumido que:
SÓ O SENHOR  É  DEUS!
Fonte:

Mudanças necessárias


Você já fez alguma mudança? Já mudou de casa, de visual, de amigos, de trabalho?

Ensina um velho ditado que “Renovar, mudar é viver“. Renovamos a pintura de nossa casa, renovamos nossa aparência, mudamos de trabalho. E parece que cada mudança nos ajuda a viver melhor.

Nós relacionamos a mudança de vida, às mudanças externas que acontecem ao longo do tempo. Mas será que esses tipos de mudança podem dar um sentido melhor às nossas vidas? Mudar coisas, mudar círculos de amizade? Modifica o que você é? Mudar não é fácil, aliás, mudar sem ajuda é algo muito difícil.
Se estas pequenas mudanças externas podem nos oferecer satisfação, você é capaz de imaginar quanto mais proveito poderia nos oferecer uma renovação interior? Uma mudança espiritual?

Quando uma pessoa muda por dentro, seus pensamentos, suas intenções e seus sentimentos, adquire-se então vida nova. Seu modo de ser se torna mais agradável e até seu semblante se ilumina. É bom mudar, mudar para melhor.
Mudar é modificação sentimentos ou atitudes; é substituir. Estou falando de mudança de mente, de coração.

Mas, você já percebeu que as vezes tomamos atitudes que na realidade, não gostaríamos de tomar, mudamos coisas em nós que não deveríamos mudar ou falamos coisas que realmente não queríamos dizer . E você fica com sentimento horrível, e nos perguntamos : “Por que fiz isso? “Por que sou assim? Meu amigo Marcio um dia mudou todo o quarto dele de lugar, quando a esposa chegou em casa e viu a mudança ficou louca. Ele levou mais um dia para colocar tudo de volta. Você já se perguntou assim: Quero fazer o bem e quantas vezes as coisas me saem mal.“?!

Na verdade, estas palavras não são novas, porque já em seus dias o apóstolo, Paulo se expressou de maneira parecida. Vejamos o que ele escreveu em Romanos 7:18-20

“Eu sei que em mim, isto é, em minha carne, não mora bem algum, porque o querer o bem está em mim, porém não faço. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço. E se faço o que não quero, já não faço eu, senão o pecado que mora em mim.“

Esta é a luta de todo o ser humano; querer fazer o bem, mas uma verdade você tem que saber: que o homem é falho o homem erra, e quando seguimos o nosso coração podemos errar. O profeta Jeremias afirma em seu livro: “Enganoso é o coração, mais que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?“ Jeremias 17:9 O homem tem que seguir a vontade de Deus e não do seu coração.

Quando os Escritos Sagrados mencionam a palavra coração, quase sempre se referem à mente, à vontade, à intimidade da alma. É a nossa mente que é “enganosa“ e, “perversa“, e está doente e tantas vezes nos atraiçoa.

Mas aí eu te dou uma ótima notícia: Tudo isso pode ser mudado, e em consequência, pode nos assegurar plena felicidade. Aí você me pergunta, Cassiano, como nossa mente pode ser mudada? A força do homem não pode modificar a mente, podemos lutar toda a vida para combater os nossos defeitos, os nossos vícios e ainda assim, seguir dominados por eles. A única maneira de mudar a mente é buscando a ajuda de Deus.

Só Ele tem poder para transformar o coração humano. É o único que pode fazê-lo. O mesmo Deus que criou o homem pode recriar o nosso coração, a nossa mente.

A Palavra de Deus deixa claro que uma nova vida é possível e está ao nosso alcance.

Efésios 4:22-24 - “Vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.“

Temos exemplos na Bíblia de homens que tiveram a experiência de serem tocados pelo dedo de Deus. A voz de Cristo falou claramente ao seu coração. Saulo era um ardoroso perseguidor de cristãos. Um dia indo, pela estrada de Damasco foi acolhido por um grande luz. Não suportando a claridade caiu, e humildemente perguntou: “Quem és Senhor?“ Atos 9: 5

E quando a voz divina indicou o seu dever, Saulo obedeceu sem vacilar. E dias mais tarde, abandonou sua obra perseguidora e começou a pregar a excelência da mensagem de Cristo. Passou das trevas para a luz; do erro para a verdade; do ódio para o amor.

Tempos depois ele haveria de escrever: “ Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, da vossa mente.“ Romanos 12: 2 “Se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo“. II Cor 5.17. Ninguém pode querer mudar por si mesmo. Todo intento humano termina em fracasso. Porém a maravilha é que, onde fracassa o homem, triunfa Deus!

Vidas, famílias e tribos inteiras tem sido transformadas pela ação da verdade bíblica.

Com razão o Salmista Davi, falando da Palavra de Deus disse que “Restaura a alma“. Salmo 19:7.

Por sua parte o apóstolo Paulo, referindo-se ao poder do evangelho como ensino redentor do homem, declarou que “é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.“ Romanos 1:16

Você algum defeito, algum vício ou fraqueza que deseja vencer? Lembre-se então que o mesmo poder que mudou Saulo de Tarso. Mudou minha vida também. Deus tudo pode fazer e mudar

Se eu e você reconhecermos nossa necessidade e solicitarmos a assistência de Deus, Ele irá operar o milagre na sua vida e na vida de quem você ama. ELE É O DEUS DO IMPOSSÍVEL. O Espírito Santo e a palavra de Deus atuarão como agentes de mudança.

O Senhor cumprirá então a sua promessa: .Ezequiel 36:26 “Dar-vos ei um coração novo, e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne

Vida nova! Dela podemos desfrutar cada dia, com paz e alegria, se pedirmos a Deus, um novo coração, uma mudança de hábitos, porque nossa mente estará restaurada pelo poder do Espírito Santo. Satanás e seus demônios não podem impedir quando alguém quer mudar. Se você já crê no Senhor Jesus peça para ele renovar o seu entendimento de acordo com Romanos 12 e de acordo com o Salmo 51:10. Cria em mim, ó Deus um coração puro, e renova em mim um Espírito reto e inabalável.

Peça agora mesmo a Deus que lhe dê uma nova mente, um novo coração, uma nova vida. Se você quer que Deus mude alguém da sua família a hora é essa. O poder transformador de Deus irá modificar sua história.


Paz & Bem

Cassiano Antunes

Rios de Água Viva


Olá, amados de DEUS, a paz do SENHOR JESUS para todos.

É muito bom poder escrever mais um artigo enaltecendo a bendita pessoa de JESUS.

Nessas últimas semanas choveu muito aqui na cidade do Rio de Janeiro. Não foram chuvas muito longas, mas fortes chuvas curtas. A cada chuva forte, a cidade, entregue aos seus problemas, sofria com enchentes em vários lugares. E num desses dias em que a chuva deu uma trégua, observei alguns vasos de flores (daqueles em que há um aparador de água sob ele) que estavam na janela da minha sala e vi algumas larvas de mosquito de remexendo dentro do tal aparador, naquela água parada. Rapidamente joguei fora aquela água infestada de doenças e emborquei o aparador para que não acumulasse mais água parada, estagnada.

Pois bem, é assim que alguns crentes se encontram no dia de hoje. Funcionam apenas como aparadores de águas e que não conseguem “movimentar” as águas que recebem. Aceitam a JESUS, tornam-se templos do Espírito Santo de DEUS (1Cor 6:19), tomam conhecimento, através da Palavra, do Ide deJESUS (Mc 16:15) e, simplesmente, param. Ficam estagnados, iguais a uma poça de água parada, sem movimento. Espiritualmente, a água aqui significa a Palavra do SENHOR e, também, a Sua presença. Essa água não pode ficar parada, antes deve ser movimentada, diariamente, para que faça àquilo que DEUS deseja: a salvação das almas!

Havia um tanque, em Jerusalém, chamado Betesda e ali jazia uma grande multidão de cegos coxos e paralíticos, esperando o movimento das águas. E a cada vez que a água desse tanque era movimentada, o primeiro que nele entrava era logo curado de qualquer doença, de imediato (João 5:2-4). A Palavra de DEUS afirma, literalmente, que ao agitar das águas aquele que se banhava dela era sarado das enfermidades. Enquanto a água permanecia parada, nada acontecia. Mas quando a água era movimentada, o milagre se realizava. Aleluia!!!

Em certa ocasião, era necessário JESUS passar por Samaria (João 4:4) e assim foi feito. JESUS entrou numa cidade chamada Sicar e parou junto a uma fonte de água onde havia uma mulher, samaritana, a tirar água. Logo o SENHOR travou um diálogo com aquela mulher, ainda que os samaritanos e os judeus não se comunicavam (vs 9) e a samaritana ficou surpresa por aquele desconhecido (para ela) saber tantas coisas a seu respeito e indaga se o SENHOR era profeta. E JESUS lhe anuncia e se lhe apresenta como água da vida e diz: “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” (João 4:14).

É claro que o SENHOR está falando sobre a vida espiritual de quem bebe da Água da Vida para a salvação da alma, o que nos leva até Isaias 12:3 – “E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação”. A fonte da água da salvação é o próprio SENHOR JESUS. Mas é necessário que a pessoa beba dessa tão poderosa água para desfrutar dos seus benefícios. E deve ser um beber progressivo, repetido todos os dias. Não pode ser apenas um ato momentâneo e único, mas diário. E para que isso ocorra todos os dias é necessário que estejamos junto à fonte da Água Viva. É necessário estar junto de JESUS e dele receber tão pura água. Se alguém se afastar da fonte da Água Viva, corre o risco eminente de tornar-se seco, sem vida e que aos poucos abandonam a fonte verdadeira e tornam-se áridos conforme o que está escrito em 2Pe 2:17 – “Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva”.

A Palavra de DEUS nos afirma, e isso é espiritual, que: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre”. (João 7:38) Isso faz de nós, crentes em JESUS, águas sanadoras e devemos levar a mensagem de CRISTO para que outros também venham a beber dessa água. Devemos estar sempre em movimento e não apenas o movimento de andar para cá e para lá, mas movimentar a nossa fé em JESUS para que rios de Água Viva fluam de dentro de nós e alcancem outros tantos. E essa Água Viva é a poderosa Palavra de DEUS. Palavra de cura, transforma em nova criatura, modifica, e salva a alma do pecador arrependido.

Então, como estamos nos portando?
Como água parada, doente, inútil e sem vida?
Ou, verdadeiramente, como rios de Água Viva em JESUS e a Sua Palavra?

A obra do SENHOR nos exige que sejamos rápidos iguais aos rios que banham suas margens e dão vida para as árvores, pássaros e outros animais. A diferença é que as águas do nosso rio são espirituais em DEUS e dão vida para todo aquele que dela verdadeiramente beber. A vida está na própria Água e essa Água é JESUS. E JESUS é vida em abundância (João 10:10).

Amado de DEUS, jamais permita que as circunstâncias aparentes tentem impedir a sua caminhada comJESUS. Deixe que o Espírito Santo de DEUS movimente as águas e as deixe fluir para que haja salvação em JESUS.

Um forte abraço no seu coração e fique com DEUS.


-- 
Sidney Moreira da SilvaAbraços fraternais, Pb. Sidney Moreira ADCD - A igreja que vence desafios! 

Igreja Universal publica artigo sobre consumo de bebidas alcoolicas e afirma que o pecado está na embriaguez: “Cada um julgue a si mesmo”

Igreja Universal publica artigo sobre consumo de bebidas alcoolicas e afirma que o pecado está na embriaguez: “Cada um julgue a si mesmo”
O debate a respeito da ingestão de bebidas alcoolicas é algo recorrente no meio cristão, pois a Bíblia orienta que o fiel deve evitar a embriaguez, e esse ponto levanta a polêmica entre líderes e membros.
A Igreja Universal do Reino de Deus publicou em seu site, um artigo em que defende que a ingestão de bebidas alcoolicas não é pecado: “O grande mal das religiões é aprisionar as pessoas a doutrinas e dogmas. Jesus, naquela ocasião, foi criticado pelos fariseus (religiosos hipócritas) por beber vinho. Em nenhum momento a Bíblia afirma que beber vinho ou qualquer outra bebida seja pecado. Embriagar-se de qualquer bebida, aí sim é pecado. Pois, alguém em estado de embriaguez fica fora de si, fora de controle e o desequilíbrio se apossa do seu ser”, definiu, fazendo referência à passagem bíblica de Mateus 11:19.
No meio evangélico, há três linhas de pensamento a respeito das bebidas alcoolicas: os abstêmios, que bebem eventualmente e não combatem quem pensa diferente; os temperantes, também identificados como moderacionistas, e que assumem beber com moderação em determinadas situações; e os proibicionistas, que condenam abertamente o consumo de álcool. Essa última linha de pensamento é a mais comum no meio pentecostal, por exemplo.
O artigo da Igreja Universal cita Eclesiastes 7:16 para justificar a postura adotada pela igreja: “’Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?’ Veja que tudo que é demasiado, exagerado e desequilibrado é prejudicial, e tem por fim a destruição”.
Uma pesquisa realizada em 2011 constatou que 40% dos evangélicos fazem ingestão de bebidas alcoolicas em eventos sociais. No artigo publicado na Arca Universal, a IURD usa as orientações de Paulo em Romanos 14:1-4 para ressaltar que a decisão a respeito do consumo de bebidas pertence às pessoas: “’Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões. Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes; quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu. Quem és tu que julgas o servo alheio?’ Então, cada um julgue a si mesmo se tem ou não fé para comer ou beber aquilo que tiver vontade”.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Hugo Chávez diz que está “agarrado a Cristo” na luta contra o câncer

Hugo Chávez diz que está “agarrado a Cristo” na luta contra o câncerHugo Chávez diz que está “agarrado a Cristo” na luta contra o câncer
O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, esteve em Havana, Cuba, para visitar o presidente Hugo Chávez que está internado no país passando por tratamentos médicos para lutar contra um câncer.
Ao voltar da visita, Maduro informou que o presidente reeleito em seu país está crendo que vai vencer essa batalha contra a doença descoberta em 2011.
“Ele nos disse com muita firmeza: ‘Estou muito otimista, confio plenamente nos tratamentos médicos que estou fazendo. Voltaremos a ganhar esta batalha, estou agarrado a Cristo e à vida’”.
Em dezembro do ano passado o presidente venezuelano precisou passar por uma cirurgia e não pode voltar a seu país nem mesmo para participar da cerimônia de posse.
O estado de saúde do presidente preocupa a população, mas o ministro de Comunicação da Venezuela, Ernesto Villegas, disse que Chávez pode se recuperar e regressar a Caracas “em semanas”.
“Todos queríamos que fosse agora (o retorno do presidente), mas o povo venezuelano tem dito ‘presidente Chávez, não tenha pressa’ e o presidente está cumprindo estritamente seu tratamento”, disse o ministro. Com informações Noticia Cristiana.
Fonte:

África poderá se tornar o maior continente cristão


Eles somam atualmente 500 milhões de pessoas, o que representa 20% dos cristãos de todo o mundo
A África poderá se tornar o continente com maior concentração de cristãos em todo o mundo. Essa é a conclusão do estudo realizado pela Universidade Censur em El Jadida, Marrocos a respeito das religiões nos países africanos.
A população cristã tem crescido em taxas mais altas que os muçulmanos no continente, e hoje, 46% das pessoas na África são cristãs, contra 40% de muçulmanos e 12% de adeptos a religiões de matriz africana.
Em termos globais, os cristãos da África atualmente somam 500 milhões de pessoas, o que representa 20% dos cristãos de todo o mundo. Em 1900, o continente possuía apenas 10 milhões de cristãos, o que representava apenas 2%.
A pesquisa concluiu ainda que o cristianismo é a religião predominante em 31 países africanos, contra 21 de predominância islâmica e 6 de maioria religiosa afro, segundo informações do Noticia Cristiana.
No relatório da Universidade Censur há ainda uma previsão de que, mantido o ritmo, a África poderá se tornar o continente com maior concentração de cristãos em todo o mundo, superando a América.
Há a preocupação, por parte dos responsáveis pelo estudo, que esse crescimento possa resultar em maior perseguição religiosa, devido às transformações sociais e culturais que o aumento da população cristã causará nesses países.
Gospel+

Historiador critica esvaziamento de escolas de samba por conversões ao Evangelho; Pastor rebate: “Religião é escolha pessoal”. Leia na íntegra

Historiador critica esvaziamento de escolas de samba por conversões ao Evangelho; Pastor rebate: “Religião é escolha pessoal”. Leia na íntegra
No artigo “As velhas baianas somem das passarelas” escrito pelo professor de História Luiz Antonio Simas, critica a conversão ao Evangelho por parte de membros das escolas de samba, e afirma que a ausência dessas pessoas no carnaval empobrece a festa e prejudica a formação da comunidade.
“Ocorre hoje, porém, um problema da maior gravidade nas escolas de samba, amplamente comentado no meio e, infelizmente, pouco repercutido na imprensa: a velha baiana corre o risco de desaparecer, arrancada das fileiras de sua escola pela conversão às igrejas evangélicas que, cada vez mais fortes, demonizam o samba, o carnaval e suas práticas”, afirma o professor, na publicação veiculada pelo jornal O Globo.
Segundo Luiz Antonio Simas, “são inúmeros os casos de passistas, ritmistas e, sobretudo, baianas, que abandonaram os desfiles atendendo a determinações de pastores”. O professor ainda observa que “diversas escolas de pequeno porte já entram na avenida perdendo pontos, pois o regulamento dos desfiles exige um número mínimo de baianas para o cortejo”, e conclui afirmando que a mensagem das igrejas evangélicas afastam tais pessoas de sua comunidade: “Onde elas estão? Nas igrejas, ouvindo pregações apocalípticas contra a festa”.
Simas ainda polemiza, ao minimizar o conteúdo da mensagem evangélica aderida pelos novos convertidos e a definição de pecado, ensinada nas igrejas: “Atribuindo ao carnaval um perfil maligno, fundamentando suas críticas em uma arraigada noção de pecado e em uma vaga ideia de redenção, estes líderes religiosos retiram do ambiente das escolas personagens que, até então, tinham ali construído seus elos comunitários mais bonitos. É pecado sambar?”, questiona.
colunista do Gospel+, pastor Rubens Teixeira, publicou um artigo em resposta à argumentação do professor Luiz Antonio Simas: “A cultura dos povos são mutáveis por diversas razões, sejam elas pelo incremento de novas ideias, modificações das crenças, pelos comportamentos tornarem-se anacrônicos, pela evolução social ou por qualquer outra razão que a sociedade permitir. Não há que se falar em cultura imposta. Cada grupo, inclusive, é o responsável pela manutenção dos seus elos e traços culturais”, contextualizou.
A mesma medida pode ser aplicada em relação às religiões, acredita Teixeira: “As religiões possuem uma dialética bem democrática também. As pessoas escolhem mudar de religião, ou manterem-se nelas, por razões muito íntimas. Normalmente buscam nos templos o bem estar espiritual, buscam encontrar Deus. Não acredito que a maioria das pessoas escolham religiões por questões culturais, mas por necessidades espirituais”.
O ponto em torno da liberdade religiosa e de expressão também foi mencionado por Teixeira como ingrediente essencial na compreensão das escolhas feitas pelas pessoas que resolvem converter-se ao Evangelho.
“As pessoas não são fervorosas de suas religiões apenas por imposição familiar ou social. O fervor está associado a fé, à certeza que a pessoa tem e aos resultados que obtém de suas práticas, especialmente em um país em que a liberdade religiosa é garantida”, ponderou o pastor, que acredita não fazer “sentido querer cultivar pessoas em uma ou outra religião para atender interesses econômicos difusos imersos no carnaval”.
O pastor Rubens Teixeira observou ainda que “nenhum grupo religioso, de sã consciência, pregaria a sua mensagem apenas para esvaziar uma festa popular ou outra religião”, reforçando que as escolhas feitas por quem se converte são baseadas naquilo em que acreditam: “As pessoas pregam as mensagens que creem, e, a partir daí, as outras, escolhem se converter, ou não. Depois de convertida, uma pessoa pode, inclusive, se reconverter à religião anterior. A Liberdade Religiosa é um Direito Fundamental previsto na Constituição da República do Brasil e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ser de qualquer religião ou de nenhuma delas é uma escolha personalíssima”.
Por fim, Teixeira ainda ressalta que a pregação evangélica não incita o boicote à tradicional festa popular e questiona se a liberdade de crença deve ser posta de lado em favor do carnaval: “Evangélicos não dificultam a ocorrência do carnaval, mas ensinam que as pessoas não devem: embriagar-se, prostituir-se, agredir-se, expor sua nudez publicamente, porque o nosso corpo é templo do Espírito Santo. Isso nada tem a ver com o carnaval. Então as pessoas deveriam por um decreto moral-intelectual-fundamentalista manter-se na ética de agradar o que é bom para quem paga? Destruir-se em prol da diversão alheia?”
Abaixo, leia a íntegra do artigo do professor de História Luiz Antonio Simas:
Em um samba belíssimo, que embalou o carnaval de 1984 da Unidos de Vila Isabel, Martinho da Vila fala dos sonhos da velha baiana, “que foi passista/brincou em ala/dizem que foi o grande amor do mestre-sala”.
Poucos versos abordam com mais felicidade a ideia da escola de samba como uma instituição comunitária, forjadora de elos entre segmentos populares que, à margem das benesses do poder instituído, inventaram mundos e, desta maneira, se apropriaram da vida e produziram cultura. A moça passista, que desfilou como componente de ala, chegou ao final da trajetória ungida baiana, matriarca do samba e de sua gente simples.
Ocorre hoje, porém, um problema da maior gravidade nas escolas de samba, amplamente comentado no meio e, infelizmente, pouco repercutido na imprensa: a velha baiana corre o risco de desaparecer, arrancada das fileiras de sua escola pela conversão às igrejas evangélicas que, cada vez mais fortes, demonizam o samba, o carnaval e suas práticas.
O problema atinge, sobretudo, as escolas mais pobres, que contam basicamente com os componentes das próprias comunidades para fazer o carnaval. São inúmeros os casos de passistas, ritmistas e, sobretudo, baianas, que abandonaram os desfiles atendendo a determinações de pastores. Diversas escolas de pequeno porte já entram na avenida perdendo pontos, pois o regulamento dos desfiles exige um número mínimo de baianas para o cortejo. Onde elas estão? Nas igrejas, ouvindo pregações apocalípticas contra a festa.
Atribuindo ao carnaval um perfil maligno, fundamentando suas críticas em uma arraigada noção de pecado e em uma vaga ideia de redenção, estes líderes religiosos retiram do ambiente das escolas personagens que, até então, tinham ali construído seus elos comunitários mais bonitos. É pecado sambar?
É evidente que tal prática se inscreve numa disputa pelo mercado da fé, cujo motor é o combate pelo maior número possível de fiéis. É óbvio, também, que as escolas de samba têm fortes raízes fincadas nas religiosidades afro-ameríndias, notoriamente na Umbanda e no Candomblé. Sabemos, por exemplo, que algumas baterias de grandes escolas desenvolveram seus toques característicos a partir dos ritmos consagrados aos orixás. A guerra aberta às escolas de samba deve ser compreendida, portanto, em um panorama mais amplo: é um capítulo da guerra santa travada por fundamentalistas cristãos contra as práticas culturais e religiosas dos descendentes de africanos no Brasil.
O efeito é perverso. Ao construir um discurso de salvação, alicerçado em promessas de tempos melhores, os fundamentalistas da fé buscam matar exatamente o que, durante muito tempo, deu a estas pessoas a noção de pertencimento. Não basta, para os arautos do fanatismo, construir uma nova referencia; é necessário matar o que veio antes, arrasar a terra, negar o outro, destruir a tradição. Conhecemos este filme e o final não é feliz.
Resta botar a boca no trombone e torcer para que no peito da velha baiana do samba do Martinho, aquela que cresceu, amou o mestre-sala e envelheceu dentro de sua escola, o arrepio do surdo de marcação, a harmonia do cavaco e os desenhos dos tamborins superem as trombetas da intolerância. Afinal de contas, não é pecado sambar e celebrar a vida.
Confira a íntegra da resposta do Pastor Rubens Teixeira neste link.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Pages

IECE. Tecnologia do Blogger.
Atualizando

Arquivo do blog

Seguidores

Footer Text

Link List

ADVERTISMENT

Follow on FaceBook