We are coming soon!

40%

We'll notify you when the site is live:

Maintenance Mode is a free coming soon/under construction blogger template from NewBloggerThemes.com. Maintenance Mode blogger template has jQuery countdown timer, progress bar, tabbed view section, email subscription box and twitter follow and share buttons. You can go to Edit HTML replace this with your own words. For more free blogger templates, visit NewBloggerThemes.com.
Copyright © SEDE NACIONAL | Powered by Blogger
Design by ThemeFuse | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

Blogs

domingo, 1 de julho de 2012

Criação, um retrato da redenção



Redenção, Criação, Mundo
Texto: Gênesis 1:31-2:3

Introdução: No domingo de manhã, mostrei-lhes como que a criação é um retrato da graça.
Esta noite, quero olhar para a criação de novo. Meu assunto de hoje à noite é Criação - Um Retrato da Redenção.
"Cristo é a chave que abre as portas de ouro no templo da Verdade divina" (AW Pink). Jesus disse: “Examinai as Escrituras por que... de mim testificam" (João 5:39). Ele declara: "No princípio do livro está escrito de mim" (Hb 10:7). Este Livro, a Palavra de Deus, fala dele. Cristo é o assunto do livro. Ele está consagrado em cada página.
O livro de Gênesis fala dele tanto quanto o livro de Mateus.
Esta noite, eu quero mostrar-lhe como é que o primeiro capítulo de Gênesis descreve o trabalho da criação de Deus, geralmente apresenta toda a obra da redenção por Cristo.
Nos primeiros versículos de Gênesis a grande necessidade da redenção normalmente estabelecida. "No princípio, Deus criou o céu e a terra." Como tudo que vem da mão de Deus, a criação original do mundo era perfeita, bela e gloriosa. E essa foi a condição original do homem. Adão foi feito à imagem de Deus. Ele era dotado de vida pelo sopro do Todo-Poderoso. E Deus disse, a respeito, ele era "muito bom". Então, algo aconteceu. No versículo 2, lemos: "E a terra era sem forma e vazia", a terra tornou-se uma ruína. Como eu mostrei domingo, entre Gênesis 1:1 e 1:2 uma coisa terrível aconteceu o que resultou na ruína da terra. O pecado entrou no universo. Satanás, o mais poderoso e excelente das criaturas de Deus, se encheu de orgulho. Lúcifer ousou opor-se à vontade de seu Criador. "O ungido querubim que cobre" ousou desafiar o direito de Deus ser Deus. E ele foi expulso do céu, abatida a terra. Esta queda de Satanás teve conseqüências de longo alcance. A terra, originalmente criada por Deus justa e bonita, "tornou-se sem forma e vazia”, um lugar desolado de ruína. "E havia trevas sobre a face do abismo".
Este é um retrato impressionante do que aconteceu no jardim. O homem, que foi criado à imagem de Deus, caiu em pecado. E sua queda teve grandes conseqüências de grande alcance. O efeito do seu pecado atingiu toda sua posteridade. A humanidade tornou-se uma ruína. Todas as gerações futuras foram amaldiçoadas, mortas, incapaz de trazer vida, como resultado da queda de Adão. "Por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, porque todos pecaram" Rm 5:12.
"E havia trevas sobre a face do abismo". A escuridão é o oposto da luz. Deus é luz. Satanás é trevas. E o homem no pecado, sendo nulo de toda a luz, está envolvido na escuridão total e espiritual. Separado de Deus, moralmente cego, espiritualmente morto, a escuridão é a condição de todos não regenerados; homens e mulheres. Este é o fundo negro que Deus escolheu para mostrar a glória de sua graça na redenção por Cristo. "Onde abundou o pecado, superabundou a graça" (Rm 5:21). Esta noite, eu quero mostrar-lhe como a grande obra de redenção de Deus por Cristo é normalmente estabelecida no dia da criação. Como o Senhor Deus restaurou criação da ruína nos primeiros seis dias do tempo, então ele restaura o seu eleito da ruína da queda pela obra redentora de Cristo. Sete coisas que nos são apresentadas neste capítulo.

I. No primeiro dia da criação, a encarnação de Cristo é tipicamente estabelecida. V. 2-5. 
Se o homem caído deve ser reconciliado com o Deus santo, alguma coisa deve ser feita. Mas o que? Como é possível que o grande abismo que separa o homem de Deus seja uma ponte? Que escada pode ser criada sobre a terra que vai chegar ao próprio céu? Apenas uma resposta pode ser dada. O trabalho inicial de restauração deve ser a encarnação do próprio Deus. A Palavra deve ser feita carne. O próprio Deus deve descer à cova horrível, onde a humanidade vive no desamparo, na morte e no pecado. Se alguma vez o homem deve ser retirado do barro do lodo e transportado para a glória celeste, o Deus da glória deve tornar-se um homem, o Filho de Deus deve tomar sobre si a forma de servo e ser feito à semelhança dos homens.
Isto é precisamente o que o primeiro dia tipifica.
A. Em primeiro lugar, a obra do Espírito Santo. "E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas" (v. 2). É exatamente isso o que aconteceu na encarnação de Cristo (Lc. 1:35). O corpo santo, que foi criado no seio de Maria era a descendência de Deus, o Espírito Santo.
B. Em segundo lugar, a Palavra trouxe a luz."E disse Deus: (é a sua Palavra), Haja luz. E houve luz" (v. 3). E assim que Maria deu à luz o seu filho, a Palavra, o verbo, a luz veio ao mundo (Lc. 2:8-9, 29-32; João 1:9).
C. Em terceiro lugar, á luz foi dada a aprovação de Deus. “E Deus viu que a luz era boa" (v. 4). A mesma palavra aqui traduzida como "boa" é traduzida em outros lugares como "formoso". "Tudo fez formoso em seu tempo" (Eclesiastes 3:11). "Deus viu que a luz, que era boa", Formosa! Foi assim que, o Senhor Deus, olhou seu Filho encarnado com prazer, satisfação e aprovação. Lc. 2:52; Mat. 3:17.
D. Em quarto lugar, a luz foi separada das trevas. “E fez Deus separação entre a luz as trevas" (v. 4). Como Deus guarda cuidadosamente todos os tipos da Escritura! Embora o Senhor Jesus fosse feito para ser o Filho do homem, ele estava separado dos filhos dos homens, pelo infinito. Ele não conheceu pecado! Hebreus 7:26.
E. Em quinto lugar, a luz foi nomeada por Deus. “E Deus chamou à luz Dia" (v. 5). Assim, foi com ele que é a Luz do mundo. Não foi deixado para José e Maria selecionar um nome para o Salvador. O próprio Deus lhe deu o seu nome. Isaías 49:1; Mat. 1:21.
Primeiro dia - A encarnação!

II. No segundo dia da criação a cruz de Cristo é tipicamente prenunciada. V. 6-8. 
Agora me ouçam atentamente. Nós não poderíamos ser salvos pela vida de Cristo. A vida dele nunca poderia trazer a justiça. Sua vida nunca poderia satisfazer a justiça de Deus. Sua vida nunca poderia expiar os nossos pecados. Agradeço a Deus por sua vida santa. Mas somos justificados, redimidos, perdoados, e feitos justos pelo seu sangue! "Sem derramamento de sangue não há remissão" Hb. 9:22. A vida está no sangue. Nós nunca poderíamos ter vivido com Cristo, mas pela morte de Cristo na cruz (João 12:24). A cruz de Cristo é o único lugar onde as reivindicações de justiça do Deus Santo poderiam ser atingidas! É a cruz de Cristo que está estabelecida no trabalho do segundo dia (vv. 6-7). Deixe-me mostrar-lhe como o firmamento que Deus fez tipifica a cruz de Cristo.
A. O firmamento foi planejado por Deus antes que ele fosse feito por Deus. No verso 6, Deus disse: "Haja um firmamento." Em seguida, no versículo 7, "Deus fez o firmamento." 
Muito, muito tempo antes a cruz foi erguida sobre o Calvário, foi proposto por Deus em Sua misericórdia eterna. Ap 13:8. "...do cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo!"
B. O firmamento foi fixado "no meio das águas."
NOTA: "Águas" nas Escrituras significa "povos" Apocalipse 17:15.
§ Cristo foi crucificado publicamente.
§ Cristo foi crucificado no meio de dois ladrões.
§ Cristo foi crucificado em Jerusalém, no meio da terra.
C. O firmamento “dividiu as águas."
Ele dividiu as águas debaixo dele, em cima da terra, das águas acima, nos céus. E a cruz de Cristo é o grande divisor da humanidade.
Como ele dividiu os dois ladrões, o penitente do incrédulo, dividiu os homens em duas categorias: a semente da serpente e a semente da mulher, os filhos das trevas e os filhos da luz, os filhos de Satanás e os filhos de Deus. Por um lado, "a pregação da cruz é loucura para os que perecem, (mas por outro lado), para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" I Coríntios 1:18.
D. O firmamento foi desenhado por Deus. “E Deus fez o firmamento." Como Deus projetou e fez o firmamento, que dividiu as águas, assim a cruz de Cristo, que divide os povos do mundo foi criada e feita pelo próprio Deus. Atos 2:23; Isaias 53:9-11.
A morte de Cristo foi desenhada por Deus e pela mão de Deus.
Os resultados da morte de Cristo, foram desenhados por Deus e pela mão de Deus.
Primeiro dia - A Encarnação.
Segundo dia – A cruz.

III. No terceiro dia da criação a ressurreição do Senhor foi prenunciada. V. 9 - 13. 
A terceira coisa necessária na realização do resgate era a ressurreição do Cristo crucificado. Um Cristo morto não poderia salvar ninguém. Ele é capaz de salvar perfeitamente todos os que vêm a Deus por esta razão - "Ele vive para sempre!" Hebreus 7:25.
A morte reinava suprema. Nenhuma vida tinha aparecido sobre a face da terra em ruínas. Mas no terceiro dia, a terra é ordenado a "dar a luz". Não na segunda, não na quarta, mas no terceiro dia a vida brota da terra previamente morta e estéril. Da mesma maneira, no terceiro dia nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou dos mortos para sustentar o mundo, “segundo as Escrituras!"
Primeiro dia - A Encarnação.
Segundo dia – A cruz.
Terceiro dia - A Ressurreição. 

IV. No quarto dia da criação a ascensão e exaltação do nosso redentor são estabelecidas. V. 14-19. 
A ressurreição não concluiu o trabalho do nosso Salvador. Era necessário que ele entrasse em lugar não feito por mãos, com os méritos de seu próprio sangue, que ele poderia obter uma eterna redenção e ali sempre comparecer na presença de Deus em nosso favor. Hb 9:12, 24.
Olhe para o tipo dado. No quarto dia, os nossos olhos se levantam da terra ao céu. Quando eu li estes versos, quase pude ouvir o Espírito de Deus, dizendo: "Buscai as coisas do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas coisas que são da terra" Cl 3:1-2.
A. Quando nós levantamos nossos olhos para o céu, vemos duas grandes luzes.
1. A luz maior, Cristo, o Sol da Justiça. Malaquias 4:2.
2. A luz menor, sua igreja, a lua para refletir a sua luz. Apocalipse 12:1.
B. Estas duas grandes luzes são estabelecidas por Deus para governar o dia e a noite, e para alumiar a terra.
1. Em sua noite de escuridão.
2. Nesse mundo de luz que está para vir.
Primeiro dia - A Encarnação.
Segundo dia – A cruz.
Terceiro dia - A Ressurreição.
Quarto dia - A Ascensão.

V. No quinto dia da criação Deus deu a vida às águas, prefigurando tipicamente os resultados da ascensão de Cristo. V. 20-23. Salvação! 
Eu já mostrei que nas Escrituras "águas", simbolicamente representam "povos". Com o resultado da morte de Cristo, ressurreição e ascensão, os povos da terra têm sido abençoados com a salvação de Deus. Salmo 68:18-20, João 17:2; Gálatas 3:13-14.

VI. No sexto dia da criação temos um retrato típico da consumação da obra redentora de Cristo. V. 24-31. 
Nosso Senhor não terminou ainda. Ele assumiu a nossa natureza na encarnação. Ele morreu em nosso lugar na cruz. Ele ressuscitou dos mortos como o nosso representante. Ele subiu ao céu e dá as bênçãos da graça sobre seus eleitos. No entanto, há um trabalho a ser feito. há um dia próximo chamado a restituição de todas as coisas. E nesse grande dia:
§ Este terra amaldiçoada pelo pecado será feita nova, para trazer frutos para Deus. Rm 8.
§ As multidões dos eleitos de Deus devem ser feitos à imagem de Deus perfeitamente - glorificação.
§ E Deus dará aos seus eleitos grandes coisas - "herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo”.
Primeiro dia - A Encarnação.
Segundo dia – A cruz.
Terceiro dia - A Ressurreição.
Quarto dia - A Ascensão.
Quinto dia - Salvação.
Sexto dia - glorificação. 

VII. Oh, bendito seja Deus, existe um sétimo dia! (2:1-3). O sétimo dia foi um dia de descanso!
Isso representa três coisas:
§ O descanso da fé em Cristo. Mt 11:28-30; Hb. 4:3.
§ O descanso de Cristo, nosso exitoso Salvador.
§ O descanso do Deus Uno e Trino na glória eterna. 1 Coríntios. 15:24-28.

Conclusão: Como a criação é um retrato da graça, então a criação é um retrato da redenção, toda a graça nos vem livremente através da redenção que está em Cristo Jesus.


Read more: http://www.opregadorfiel.com.br/2010/01/criacao-um-retrato-da-redencao.html#ixzz1zNVIlBc7

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

IECE. Tecnologia do Blogger.
Atualizando

Arquivo do blog

Seguidores

Footer Text

Link List

ADVERTISMENT

Follow on FaceBook