We are coming soon!

40%

We'll notify you when the site is live:

Maintenance Mode is a free coming soon/under construction blogger template from NewBloggerThemes.com. Maintenance Mode blogger template has jQuery countdown timer, progress bar, tabbed view section, email subscription box and twitter follow and share buttons. You can go to Edit HTML replace this with your own words. For more free blogger templates, visit NewBloggerThemes.com.
Copyright © SEDE NACIONAL | Powered by Blogger
Design by ThemeFuse | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

Blogs

domingo, 26 de agosto de 2012

A desconcertante teoria de que o Universo nasceu do nada



Dentro de um buraco negro o tempo não existe!
Hawking: "O Universo não teve um Criador"
O consenso científico atual diz que o Universo surgiu do chamado “Big-bang”, uma grande explosão que deu origem a tudo o que existe. Mas o que havia antes desta explosão?

Ontem, entre um clique e outro no controle remoto da TV, deparei-me com um documentário sobre a origem do Universo no Discovery Channel. Na verdade, um programa especial onde o renomado físico teórico Stephen Hawking, através de suas teorias, explicava como o Universo surgiu.
Seria apenas mais um programa comum sobre o assunto não fosse pela afirmação: “Não é preciso um Deus para criar o Universo”. Não me considero uma pessoa religiosa, porém, naquele momento, não pude deixar de me indignar com o que ele disse. A palavra que veio imediatamente à minha cabeça foi: “presunçoso”.
Stephen Hawking é tido como uma das mentes mais brilhantes da atualidade. Doutor em cosmologia e professor lucasiano de matemática, chegou a ocupar a cadeira que, um dia, pertenceu a Isaac Newton na Universidade de Cambridge, Inglaterra.
Hoje, praticamente paralisado em razão de uma doença rara (esclerose lateral amiotrófica), que o acomete desde os 21 anos de idade, Hawking tem toda sua genialidade aprisionada em um corpo em franca deterioração. Não pode se mover e, tampouco, falar. Para se comunicar com o mundo exterior, utiliza um sintetizador de voz.
E foi, através desta voz “robotizada”, que os assuntos do programa que assisti eram introduzidos.

A TEORIA
Para nós, seres humanos, com vida delimitada em “começo, meio e fim”, é muito difícil compreender o que é o Universo. A ideia de “infinito”, se pararmos para pensar, nos dá um nó na cabeça. Para nós, tudo o que existe, tem uma causa. E qual a causa da existência do Universo? A esta pergunta desconcertante, a resposta da maioria das pessoas será, invariavelmente, Deus!
Há muito tempo atrás, escrevi em um fórum (acho que no “finado” Orkut) algo sobre o assunto. Para isso, me baseei na observação de Edwin Hubble, cientista que, em meados dos anos 1920, descobriu que o Universo estava em expansão. Em suas observações, Hubble descobriu que, para onde quer que se olhe no Universo, as coisas (galáxias) estão se afastando umas das outras.
Pensei: “bem, se estão se afastando uma das outras, então, obviamente, um dia já estiveram mais próximas”. É o conceito do Big-bang. “É um conceito lógico e que faz sentido”, expliquei para os participantes. “Num passado longínquo, tudo o que existe no Universo estava concentrado em um único ponto”, finalizei. Mas o que provocou a explosão? Por que este ponto que concentrava tudo se desestabilizou? Enfim, quem acendeu o pavio?
Estas e muitas outras perguntas intrigantes, encontram respostas simples na visão de Stephen Hawking.
Fundamentando suas alegações nas mais recentes descobertas científicas, o cientista afirma, categoricamente, que não é necessário um “Criador” par ao Universo. Segundo ele, o Universo nasceu de maneira espontânea, um mero acaso… Sim! Para Hawking, tudo o que existe no Universo nasceu, literalmente, do nada!

AS EXPLICAÇÕES
Hawking utiliza, como argumento principal, o conhecimento adquirido com o estudo dos chamados “Buracos Negros”, que são estruturas celestiais que possuem uma gravidade tão grande, que nem mesmo a luz consegue escapar de sua atração.
Os Buracos Negrospodem, literalmente, sugar tudo o que estiver em seu raio de ação. A gravidade é tão grande, que a estrutura “espaço-tempo” é curvada. Cálculos matemáticos demonstram que, dentro de um buraco negro, o tempo, simplesmente, não existe!

E este conhecimento é utilizado para responder a uma das perguntas intrigantes: “o que havia antes do Big-bang?”
Segundo Hawking, pelo exposto, o próprio termo “antes” na pergunta não poderia nem mesmo ser usado, já que o tempo simplesmente não existia. O tempo passou a existir após o Big-bang. O ponto que concentrava tudo o que existe no Universo possuía, da mesma maneira que os buracos negros, gravidade infinita. Logo, o que havia “antes” do big-bang, não é uma pergunta lógica. Não há um “antes” do Big-bang.
À outra pergunta intrigante, “o que provocou a explosão?”, a resposta é encontrada nos mais avançados estudos sobre o universo subatômico.
A física quântica, que é a ciência que estuda os fenômenos que ocorrem no “microcosmo” já demonstrou que determinadas partículas podem, literalmente, surgir do nada!
Então, em algum momento, algo simplesmente “surgiu”, desestabilizando este ponto de massa e energia infinitos, provocando a explosão e a consequente expansão do Universo. Logo, não seria necessário um “Criador” para o Universo. Ele, simplesmente, aconteceu!
Resta, ainda, uma terceira pergunta intrigante: “Se o Universo está em expansão, está se expandindo para onde”?
Esta, certamente, é a mais intrigante das perguntas.
A resposta de Hawking, no programa, vem através da seguinte metáfora: um trabalhador cava o solo, retirando pás de terra, criando um “morro” ao lado do buraco que vai se abrindo. Quanto mais cava, maior fica o morro e maior fica o buraco. Hawking pede para que façamos uma analogia com o Universo, onde o morro representa a matéria e o buraco, o espaço “vazio”. A medida que o Universo visível se expande (morro), o espaço aumenta (buraco). Sendo assim, o aumento do espaço “vazio” é uma consequência natural da expansão e, assim como “o tempo” foi criado no momento do big-bang, o espaço é criado pela própria expansão. 
Dá para ficar louco tentando compreender isso, não é mesmo?
E você? Também acredita que o Universo surgiu do nada ou é obra divina?

1. Buracos Negros originam-se do colapso de estrelas de grande porte. Sem combustível para manter a fusão nuclear em seu interior, a estrela desaba sobre si mesma devido ao efeito gravitacional, que compacta toda a sua massa em um espaço diminuto e incrivelmente denso.

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

IECE. Tecnologia do Blogger.
Atualizando

Arquivo do blog

Seguidores

Footer Text

Link List

ADVERTISMENT

Follow on FaceBook