Uma fé genuína
O apóstolo Paulo ensina sobre a fé
como um dos elementos básicos da doutrina
cristã no processo da salvação,
e que precisa ser conservada diante de quaisquer
dificuldades que surjam.
Temos, neste texto, uma exortação de Paulo a Timóteo no sentido de manter a Igreja (talvez a de Éfeso - 1:3) no amor de um coração puro, de uma consciência limpa e de uma fé não fingida.
A expressão “fé não fingida” aparece duas vezes nas epistolas do apostolo Paulo à Timóteo.
(1 Timóteo 1: 5) ( 2 Timóteo 1: 5.) A expressão fé não fingida ,pode se entender como ”fé genuína” . A fé ,genuíma é a fé capaz de vencer barreiras,suportar provações, sem desistir e sem negar a Cristo. Quando a fé genuína e verdadeira habita em nosso coração,não nos envergonhamos do testemunho de nosso SENHOR,antes participamos das aflições do evangelho segundo o poder de Deus.
A fé geneuína, que habitou em Loide (avó de Timóteo), em Eunice e habitava também em Timóteo, é uma fé que se vê pelos frutos de gozo, paz, longanimidade, bondade, mansidão e verdadeiro amor.Fé genuína significa crer em Jesus,aceitar ser Ele o Filho de Deus, aquele que morreu em nosso lugar, reconhecer nosso estado pecaminoso e de necessidade de um salvador, e crer que Jesus é este salvador. Crer que Ele pagou o preço do nosso pecado se fazendo maldito sendo pendurado no madeiro, que morreu e ressuscitou ao terceiro dia, a fim de nos justificar-nos das nossas iniquidades.
A fé nos faz compreender a palavra de Deus, e nossos olhos são abertos e passamos a enxergar nosso estado espiritual que é terrível. A partir daí podemos ver Cristo como salvador para nós que nos tira do império das trevas, nos dá novas vestes, nos limpa e nos traz para o Reino do seu amor.
A Fé genuína, nos leva a nos aproximar de Deus. Queremos mais Dele. Buscamos santidade. Queremos agradá-lo. Nos colocamos na posição de servos e pecadores que carecem sempre da graça e misericórdia de Deus.
Mas a maior obra da fé genuína e pura, ainda é 0 milagre da Salvação em Cristo, aí é que entra o texto base (Ef 2:8,9): Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie; . Um cristão que tem uma fé genuína não precisa demonstrar nada para crer, porque sua fé lhe foi dada do alto e está além das opiniões humanas.
“A fé é uma confiança viva e firme na benevolência de Deus, tão segura e certa que o crente arriscaria a sua vida mil vezes por ela.” — MARTINHO LUTERO, 1522 . A fé que agrada a Deus ainda é possível no presente século. (Hebreus 13:8) Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
No contexto geral de suas cartas a Timóteo, Paulo está falando sobre a fé como um dos elementos básicos da doutrina cristã no processo da salvação, e que precisa ser conservada diante das dificuldades surgidas (1Tm 1: 19). Sua ênfase é a necessidade de uma conduta cristã sem demagogia, uma vida cristã ilibada, comprometida com Deus, prática, autêntica e fiel aos princípios da Bíblia Sagrada. E é exatamente isso que é preciso para que o cristianismo pregado sobreviva.
“A fé não é propriedade de todos”, disse o apóstolo Paulo. (2 Tessalonicenses 3:2) O que acha você disso? Será que ainda é possível ter uma fé genuína em Deus e na sua Palavra num mundo cada vez mais céptico?
Geneoci M.da Silva
0 comentários:
Postar um comentário