We are coming soon!

40%

We'll notify you when the site is live:

Maintenance Mode is a free coming soon/under construction blogger template from NewBloggerThemes.com. Maintenance Mode blogger template has jQuery countdown timer, progress bar, tabbed view section, email subscription box and twitter follow and share buttons. You can go to Edit HTML replace this with your own words. For more free blogger templates, visit NewBloggerThemes.com.
Copyright © SEDE NACIONAL | Powered by Blogger
Design by ThemeFuse | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

Blogs

sexta-feira, 20 de julho de 2012

ORTODOXIA MORTA




ORTODOXIA MORTA


Por Fabio Campos

"Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam. Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los". (Mt. 23:2-4 NVI)


O chamado a defesa da fé é um dos ministérios mais difíceis de serem exercidos. Assim como Jeremias, Lutero, Huss, entre outros, sua recompensa às vezes será solidão, martírio, e desprezo até mesmo por parte daqueles a quem mais amamos. Este não é um chamado simpático ou para se ganhar popularidade.


Entretanto, nos últimos dias, venho percebendo que tem faltado o tempero no linguajar e uma abordagem menos agressiva no trato de assuntos "controversos" (Cl. 4:6). Principalmente no campo acadêmico, o solo tem sido árido, pedregoso, sem amor e misericórdia para com aqueles que discordam de algum ponto de vista secundário da fé cristã. Nas coisas que a Bíblia deixa à liberdade do Cristão, o respeito e o amor para com o irmão têm que prevalecer na discordância (Rm 14).

Jesus tratou dessa gente (fariseus) em Mateus 23! Eles tinham a lei de Moisés, conheciam a tradição judaica e suas dogmáticas, mas não praticavam o que pregavam. O ponto crucial desta denúncia de Cristo foi quando ordenou aos discípulos o exercício de seus ensinos dentro da exegese coerente dos textos (Mt. 22:29), mas que rejeitassem suas atitudes. Jesus queria MISERICÓRDIA! Chamou os fariseus de filhos do diabo porque não amavam a misericórdia (Mt. 23.15).'


John Piper em seu livro "O que Jesus espera de seus seguidores" na p. 218 diz: "A cegueira e a apatia espiritual dos mestres da lei e dos fariseus eram não só suicidas, mas também assassinas. Eles estavam destruindo a si mesmos e a outros. Jesus disse: 'Ai de vocês [fariseus], porque são como túmulos que são vistos, por sobre os quais os homens andam sem o saber'!"


Hoje muitos teólogos, pessoas sérias, têm este comportamento! Por meio de seus manuseios teológicos pautam as declarações de fé de suas denominações como divinas, e tratam as demais como hereges. São persuasivos em seus argumentos, têm um versículo para cada questão, mas muitos estão mais preocupados em honrar seu anel de formatura do que o Reino de Deus. Fariseus hipócritas! Esse tipo de gente visa o ganho de status por meio de debates ao invés do ganho daquela alma para o Reino. Ficam mais felizes no ganho da discussão do que tristes ao ver o outro se perdendo.


No mesmo livro Piper na p. 218-219 diz: "Eles também não se importavam com o próximo. Como ocorrem com os hipócritas moralistas, eles eram implacáveis em fazer exigências aos outros. 'Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los' (Mateus 23.4). Eles aplicavam a Lei de forma impiedosa. Diferentemente de Jesus, cujo jugo é suave e cujo fardo é leve (11. 28-30), porque Ele nos ajuda a cumprir o que exige, eles apenas faziam exigências e não levantavam um dedo para ajudar. Dessa maneira, não somente pareciam, mas também arrastavam outras pessoas consigo. 'Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo (23.13)'."


O erro doutrinário sempre deve ser denunciado, não podemos ser coniventes com aqueles que interpretam a Bíblia e argumentam suas posições por meio da eisegese, mas temos que entender que Deus não revelou todas as coisas a nós e nem nos revelará (Dt. 29:29) e que existem assuntos onde a Palavra de Deus se cala, e nestes assuntos, não havendo heresias, a paz de Cristo deve ser nosso árbitro.


De onde vêm estas brigas de pontos secundários? Tiago nos diz: "De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês". (Tg. 4:1 NVI). O Reino é demonstrado com o poder de Deus, com sabedoria vinda do alto.


Ser sábio não é ter todos os tópicos da teologia sistemática na ponta da língua, nem saber de cor e salteado os ensinos de Calvino, Lutero, Agostinho (sou totalmente a favor do estudo dos reformadores e dos pais da igreja), mas Tiago nos diz que ser sábio é ser puro, pacífico, compreensivo, amável, cheio de misericórdia, que estes são os frutos da justiça (Tg. 3:17-18)


John Stott estava certo: "A justiça cristã é maior que a justiça farisaica por ser mais profunda, por ser uma justiça do coração... A justiça que agrada a Deus é uma justiça do coração. A justiça que agrada [a Deus] é uma justiça interior da mente e da motivação; PORQUE "O SENHOR VÊ O CORAÇÃO'".


O poder de Deus está com os humildes, com aqueles que se esvaziaram de sua falsa divindade, que não tentam ser iguais a Deus, mas que tomam a forma de servo, para que Jesus cresça e eles diminuam, e levem muitos ao conhecimento que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus-Pai. Nós somos a carta de Cristo lida por todos, e Jesus é a Luz que ilumina todos os homens; as pessoas têm que olhar para nossa vida e saber que há esperança.


Temos que ser acessíveis, assim como foi o Senhor Jesus! Ele veio como homem. E João descreveu muito bem isto dizendo "o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida" (1 Jo. 1:1 NVI). Cristo era acessível!


Que os perdidos cheguem até nós não temerosos devidos nossa pseudo-santidade e forte conhecimento dos "dogmas cristãos", mas sim impulsionados pela esperança que veem em nós, esta emanada direta do Deus Vivo e ressurreto, pois nossa esperança não está na morte, mas na ressurreição. Fomos justificados na ressurreição. Mesmo Jesus ressurreto e glorificado Ele se deixou ser tocado.


Como disse o Rev. Hernandes Dias Lopez: "a ortodoxia sem amor, é morta! pois não passa de farisaísmos hipócrita travestido de cristianismo".


Deus abençoe!


Soli Del Gloria!
Fabio Campos
fabiocamposdevocionais.org

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

IECE. Tecnologia do Blogger.
Atualizando

Arquivo do blog

Seguidores

Footer Text

Link List

ADVERTISMENT

Follow on FaceBook