We are coming soon!

40%

We'll notify you when the site is live:

Maintenance Mode is a free coming soon/under construction blogger template from NewBloggerThemes.com. Maintenance Mode blogger template has jQuery countdown timer, progress bar, tabbed view section, email subscription box and twitter follow and share buttons. You can go to Edit HTML replace this with your own words. For more free blogger templates, visit NewBloggerThemes.com.
Copyright © SEDE NACIONAL | Powered by Blogger
Design by ThemeFuse | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

Blogs

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Teólogo lamenta falta de incentivo ao pensamento crítico entre evangélicos: “A fé não deve ser irracional”. Leia na íntegra

Teólogo lamenta falta de incentivo ao pensamento crítico entre evangélicos: “A fé não deve ser irracional”. Leia na íntegra
Críticas e reclamações não são atitudes muito bem aceitas em diversas igrejas evangélicas, e o pensamento racional, diversas vezes, acaba suprimido, de acordo com o apologista e teólogo Ruy Marinho, colunista do Gospel+.
Marinho escreveu artigo lamentando que a crítica não seja incentivada no meio evangélico: “Um perigoso bloqueio intelectual está sendo inserido na mente dos cristãos da Igreja brasileira. Trata-se de uma onda de conformismo acrítico, ou seja, a aceitação cômoda de não criticar as palavras e atitudes das pessoas no ambiente eclesiástico, impossibilitando o crente de provar pensamentos e atitudes de maneira biblicamente racional”, pontuou.
Para o colunista, o fato de líderes desencorajarem os fiéis ao exercício da crítica vai contra a Bíblia: “O apóstolo Paulo adverte que a nossa fé não deve ser irracional: ‘Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional’ (Rm 12:1). Excluindo o senso racional, o cristão ficará intelectualmente enfraquecido e mais propício a aceitar os enganos dos falsos profetas que Cristo nos alertou: ‘levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos’ (Mt 24:11)”, alertou.
Ruy Marinho afirma em seu artigo que “este bloqueio intelectual é resultante dos famosos terrorismos espirituais, causados por clichês como ‘não toqueis nos ungidos de Deus’ e ‘não devemos julgar’, que infelizmente são ensinados e defendidos por muitos líderes”. O artigo ressalta, porém, que esses são argumentos de manipulação, baseados em “conceitos teológicos errôneos, dos quais tem como objetivo impossibilitar a pessoa de desenvolver suas faculdades mentais de raciocínio lógico, facilitando o falso líder a ter um controle manipulável dos membros de sua respectiva comunidade”.
De acordo com Ruy Marinho, os fiéis submetidos a essa condição de repressão do pensamento crítico, entram em uma situação de constante aprisionamento: “Aqueles que são resignados a esta condição acrítica, acomodam-se na posição irracional de ‘crente manipulado’, bloqueando qualquer ação iniciativa e inibindo o desejo de evoluir teologicamente. Ou seja, o crente estará sujeito à restrição de qualquer questão doutrinária e/ou moral, aprisionando sua mente ao ponto de não conseguir discernir mais o certo do errado”, observa.
Confira a íntegra do artigo “Acríticos conformados: uma forte tendência na Igreja brasileira”, do teólogo Ruy Marinho neste link.
Fonte: Gospel+

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

IECE. Tecnologia do Blogger.
Atualizando

Arquivo do blog

Seguidores

Footer Text

Link List

ADVERTISMENT

Follow on FaceBook