We are coming soon!

40%

We'll notify you when the site is live:

Maintenance Mode is a free coming soon/under construction blogger template from NewBloggerThemes.com. Maintenance Mode blogger template has jQuery countdown timer, progress bar, tabbed view section, email subscription box and twitter follow and share buttons. You can go to Edit HTML replace this with your own words. For more free blogger templates, visit NewBloggerThemes.com.
Copyright © SEDE NACIONAL | Powered by Blogger
Design by ThemeFuse | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

Blogs

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Pérgamo: A Igreja casada com o mundo



Pérgamo: A Igreja casada com o mundo






PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO
Compilado Por Israel Reis








INTRODUÇÃO
I. PÉRGAMO, O TRONO DE SATANÁS
II. A ESPADA DE DOIS GUMES
III. O DESTINATÁRIO
IV. AS HERESIAS DE PÉRGAMO
V. CONCLUSÃO


História
Pérgamo: Tal palavra estava relacionada à ‹‹purgos››, isto é, ‹‹torre›› ou ‹‹castelo››, ou seja, ‹‹fortificada››. Pérgamo era a ‹‹cidadela›› de Tróia. E, de fato, nos escritos clássicos, tal palavra era usada para indicar a ‹‹cidadela› ou ‹‹fortaleza›› de qualquer cidade. Sua suposta significação de ‹‹casada›› não é apoiada nos dicionários. "Casada" é apenas uma analogia. Porque a bem da verdade aquela Igreja entrou em matrimônio com o mundo, quando ficou sob o favor imperial, embora tal significado não seja ilustrado no nome da cidade. 



Introdução
Pérgamo = ‹‹altura ou elevação››
Pérgamo era uma cidade da Mísia Menor, na Ásia Menor, a sede da dinastia de Atalos e Eumenes, famosos por seu templo de adoração a Zeus, Esculápio e outros. Ali também deu-se a invenção e manufatura de pergaminho. O rio Selinus corre através dela e o Cetius passa por ela. Era a cidade natal do médico Galen, e tinha uma grande biblioteca real e uma igreja cristã. Sua famosa biblioteca era considerada na época a segunda mais célebre do mundo. 
Era a capital provinciana do Império Romano da Ásia, às margens do rio Caico e residência oficial do pro-cônsul, uma espécie de governador da Província. Foi um centro religioso, sede de grandes cultos pagãos, a Zeus, Esculápio e outros, por isso é feita referência ao trono de Satanás no versículo 13. Atualmente Pérgamo é conhecida como a Turquia Asiática.


A carta à igreja em Pérgamo (Ap 2.12-17)
Pérgamo era descrita por Aretas como "dada à idolatria mais do que toda a Ásia". Atrás da
cidade situava-se uma colina, mais de 300 metros de altitude, coberta de templos pagãos. Entre eles o mais destacado de todos era o grande altar de Zeus, colocado sobre uma plataforma, esculpido na rocha, dominando a cidade. O culto ao imperador foi estabelecido ali primeiro que em Éfeso ou Esmirna, de sorte que posteriormente, Pérgamo se tornou o reconhecido centro do culto na Ásia. Daí dizia-se desta igreja, que habitava onde está o trono de Satanás (vs. 13). Este fator explicava a causa das dificuldades peculiares dos cristãos de Pérgamo.
A terceira carta foi dirigida à Igreja de Pérgamo. “Pérgamo” parece significar do gr. ‹cidadela›› - ‹‹altura ou elevação››; ou ‹‹casamento››. É uma Igreja mundana. Representa a Igreja dos anos 313 a 600 d.C. , quando se deu a união do Estado com a Igreja (de acordo com a teologia e a história da Igreja), além de ter muita representatividade hoje. Diz um antigo escritor, que Pérgamo era a cidade mais idólatra de toda província da Ásia. Era cidade famosa por sua escola de medicina. O deus da saúde – Esculápio, simbolizado por uma serpente, era adorado.


SOBRE A CIDADE
PÉRGAMO: A mais importante cidade de Mísia, à beira do Caíco e 30km distante do mar. É
celebre pelo fato de ser ali que o pergaminho foi primeiramente preparado. Teve também uma biblioteca, com 200.000 volumes, que depois foram levados para Alexandria. Segundo uma lenda era Pérgamo terra sagrada por ter aí nascido o deus Júpiter. Quando dominavam os reis atálicos, tornou-se Pérgamo uma cidade de Templos, colégios (principalmente o de medicina) e palácios reais, e era considerada a primeira cidade da Ásia. Um dos seus principais monumentos era um templo dedicado a Esculápio (o deus da saúde), sendo este um deus representado por uma serpente, visto como a medicina desse tempo compreendia entre os seus agentes curativos os encantos e os encantamentos. Interessante notarmos que hoje a medicina usa a cobra no seu logotipo. Será simples coincidência?


A FALHA DE PÉRGAMO
Pérgamo era a igreja perfeita? Dificilmente. Apesar de sua constância, o pecado introduziu-se
nela imperceptivelmente. O maior perigo não era a perseguição, e sim a perversão. Se Satanás não pode derrotar a igreja, tenta ingressar nela.
A ameaça mortal vinha de dentro. Jesus continua:
“Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de
Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que
comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio” (Ap 2.14-15)ACF.
Esta frase “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti” dá-me calafrios. Em Pérgamo, havia um pequeno grupo que instigava os crentes a se comprometerem com o mundo. Sua carnalidade prejudicava aos fiéis. Um pouco de fermento leveda toda a massa. Este grupo achava-se envolvido com a doutrina de Balaão. A queixa de Jesus não é dirigida ao grupo que ensinava tal heresia, mas à igreja por tolerar a doutrina de Balaão. Mas que doutrina era esta? Balaão era um profeta gentio do Antigo Testamento. Chamado para ser porta-voz de Deus, sempre falou pelo diabo.
Durante a peregrinação de Israel pelo deserto, Balaque, rei de Moabe, ouviu dizer que o povo de Deus avançava. E ele sabia que não havia maneira de se defender dos israelitas. Desesperado, pediu ajuda a Balaão: “Tenho para ti uma missão. Quero que amaldiçoes a este povo. E, por isto, recompensar-te-ei.” Vulnerável à tentação ao lucro, o profeta estrangeiro buscou, em três momentos distintos, amaldiçoar o povo de Deus. Mas em lugar da maldição, a bênção. Ele não podia amaldiçoar a Israel. Tentando servir a Deus e ao dinheiro, arquitetou um plano engenho. Se não podia amaldiçoá-los, a solução era levar Deus a fazê-lo. O profeta do lucro instruiu, pois a Balaque a colocar tropeços diante dos israelitas. Instigou a Balaque a pôr meretrizes no arraial hebreu para que seduzissem o povo de Deus. Infelizmente, os filhos de Israel não eram páreo a tal tentação.
Caíram; divertiram-se com pagãs. Com elas, adoraram os ídolos e comeram os alimentos oferecidos a estes. O que Balaão não pôde fazer, o pecado o fez. O tropeço foi devastador! Pedra de tropeço (skandalon, no grego) é uma armadilha feita com um chamariz. Quando este é tocado, bum! A armadilha dispara e prende a vítima. Assim é o pecado. Parece atraente, mas tocado, captura a presa. A doutrina de Balaão é o compromisso com o mundo. É a mistura das coisas santas com as profanas. É ter um pé na igreja e outro no mundo. Com semelhante ensino, esse grupo de Pérgamo ameaçava destruir a Igreja. Afinal, quebra-se um elo e toda a corrente é inutilizada. Se apenas uma célula torna-se cancerosa todo o corpo logo sofre. Assim é a Igreja. Um pouco de fermento leveda toda a massa. Um pequeno foco de pecado prejudica todo o corpo. O mal, pois, precisa ser eliminado. Agora! Jesus aponta outro pecado oculto. Havia um segundo grupo ensinando falsas doutrinas - os nicolaítas. Pregavam uma liberdade destrutiva muito similar à doutrina de Balaão. Os frascos eram diferentes, o veneno, porém o mesmo. A tradição conta que Nicolau foi um dos primeiros líderes da Igreja. Mas apostatando, começou a ensinar que o crente pode viver como quiser. Seu objetivo: achar um meio termo entre a vida cristã e os costumes da sociedade greco-romana. Na realidade, os nicolaítas combinavam os ideais cristãos com a imoralidade e a idolatria.
O resultado era uma heresia devastadora que ameaçava a existência da Igreja. Eles pervertiam a graça de Deus. Com o seu antinomianismo, ensinavam que nenhuma lei moral de Jesus está vinculada ao cristão atual. Reafirmando a idolatria de Balaão, encorajavam os crentes a envolverem-se com todo tipo de perversão. [No entanto] a Bíblia não mudou. Deus ordena: “Não adulterarás (Êx 20.14). “Fugi da prostituição” (1Co 6.18). “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” (1Ts 4.3). “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula” (Hb 13.4). “Mas a prostituição e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós” (Ef 5.3). E você? Está vivendo uma vida dúbia? Tem sido infiel a sua esposa? Está envolvido com mais alguém? Ou acha-se emocionalmente comprometido? Você permanece puro quando numa viagem de negócios? Assiste a filmes pornográficos? Lê revistas imorais? Está tendo um caso? Ou pensa em ter um? E você, mulher? Tem pensado noutro homem? Assiste a novelas? Cuidado! Você está flertando com o perigo. Solteiros, vocês têm se mantido puros? Têm guardado a virgindade? O julgamento há de começar, mas pela casa de Deus (1 Pe 4.17). Dr. Steven J. Lawson é o pastor sênior da Christ Fellowship Baptist Church em Mobile, Alabama, depois de ter servido como um pastor no Arkansas e Alabama por vinte e cinco anos. Ele é um graduado da Universidade Texas Tech (BBA), DallasTheological Seminary (Th. M.)
“Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro
começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de
Deus?” (1Pe 4.17)ACF




Evitando Os Erros De Pérgamo
Apocalipse 2.12-17
A maior derrota da igreja é ser tragada pela influência do mundo. Grandes advertências bíblicas são proclamadas a este respeito (Tg 4.4). E esta era precisamente a situação vivenciada pela igreja de Pérgamo. Esta cidade era localizada em uma grande montanha, aos pés de um vale circunvizinho. Era a capital da província da Ásia. Ali esculápio, o deus da cura era cultuado, simbolizado por uma serpente, que os cristãos faziam uma analogia com satanás. Lá também havia o grande altar de Zeus, líder do panteão grego. Parece que tudo isso fazia desta cidade um antro de idolatria e libertinagem. Talvez o Senhor tivesse isso em mente quando chamou a cidade de “trono de satanás”. Nós também corremos o risco de nos fazer amigos do mundo tanto quanto eles, mas o que fazer para termos uma fé íntegra, esperada e aprovada por Deus? Para responder esta pergunta sugiro a contemplação de um título: “Evitando os erros de Pérgamo”. Para tanto, sugiro que avaliemos quais foram estes erros e quais são as definições apresentadas para a santidade de acordo com a Bíblia.
I. - O erro do mundanismo (v.13)
a) A identificação de Cristo (v.12) – Cristo é apresentado como aquele que tem a espada de dois gumes. Essa era uma temida espada usada na guerra. Sua associação bíblica é à Palavra de Deus(Hb 4.12). Portanto, vemos uma referência direta a ser Cristo o portador dessa Palavra, penetrante como espada de dois gumes.
b) O mundanismo (v.13) – É a perca da identificação da igreja de Cristo. É a maior falha da igreja. A igreja de Pérgamo, afim de não ser perseguida, absorveu a cultura mundana, sendo repreendida pelo Senhor. Antipas provavelmente se refira a um líder local. Esta igreja mesclava fidelidade e abandono das coisas de Deus. Ele deu sua vida em martírio, mesmo vivendo em meio a uma cultura satânica. 
II. - O erro da doutrina de Balaão (v.14)
a) Em que consistia esta doutrina – De acordo com o próprio texto e com os correlatos de
Números 25.1,2; 31.16 era a prostituição com as filhas dos moabitas, elas convidaram o povo para oferecer sacrifícios aos seus deuses, pervertendo estes. O principal incentivador era Balaão (v. 31.16).
b) Como isso acontecia em Pérgamo? – Os crentes eram incentivados a participarem dos cultos idólatras, sob o argumento que o ídolo nada é (1Co 8.4). Estes rituais faziam os crentes escaparem da perseguição e muitos deles se prostituiam nestes rituais.
III. - O erro da doutrina dos Nicolaítas (v.15)
a) Nicolaítas – Esta era a mesma heresia da igreja de Éféso Ap 2.6. Alguns defendem que
praticavam a mesma heresia dos discípulos de Balaão.
b) A falta de disciplina – Esta era uma igreja conivente com estes erros (“sustentam” v.14 e 15). Não se exercia a disciplina eclesiástica, negando uma das marcas de uma igreja verdadeira.
IV. - A orientação e Promessa (vv. 16,17)
a) A orientação (v.16) – Novamente a orientação é arrepender-se. Caso contrário o Senhor viria com a força de Sua Palavra e pelejaria contra eles.
b) A Promessa (v.17) – Ao vencedor é feita as seguintes promessas:
- O maná escondido – Uma referência a Cristo, como Pão do Céu.
- A pedrinha branca – Alguns vêem correlação com o urim e tumim dos sacerdotes do AT. E
outros com um diamante transparente.
- O novo nome – Alguns defendem um novo nome para os crentes, enquanto outros defendem que é o novo nome de Cristo dado aos crentes. Amados a advertência ainda é pertinente. A associação com o mundo ainda hoje tem tragado a muitos. Talvez hoje não te chamem para sacrificar a ídolos, mas quantos são os convites para ser mais parecido com este mundo pagão? Negando a Cristo e sua Palavra e nos abstendo de nossas obrigações para com a santidade. Devemos, portanto, lutar para não sermos tragados com o mundo. Que Deus nos fortaleça para sermos o mais fiéis quanto possível. Amém. 


Pérgamo = “Levada ou casada com mais de um” 
Representa a Igreja mundanizada, casada com o mundo, estando ligada ao governo Estatal. Corresponde ao período em que varias igrejas se colocaram debaixo dos valores e do jugo do Império Romano, dando origem ao Catolicismo Romano (a partir do ano 325). Também esta cidade era um centro importante de adoração aos imperadores romanos e bem no centro dela havia uma acrópole com templos a Zeus ou Júpiter e outros vários deuses.
a) Elogios – Apesar de estar num centro idolatra, esta igreja conservava o nome de Jesus e a Fé, a ponto de um deles (supostamente seu pastor), chamado Antípas, ser martirizado na acrópole. Portanto, havia ali muitos irmãos sinceros e que pregavam a Cristo, conservando sua fé e testemunho nas obras verdadeiramente cristãs. (v. 13).
b) Repreensão – Aparentemente, o grande problema desta igreja residia, justamente, em sua
liderança. Havia ali os Balaonitas e os Nicolaitas. Vejamos o que era isso:- Balaonitas: Pessoas que induziram outros a praticarem a idolatria e a prostituição. Provavelmente, líderes que por amor ao dinheiro levavam irmãos a não encararem a fidelidade na adoração ao Único Deus tão a sério e, com isto, se contaminando na participação de cultos pagãos (ICo 10.20 e 21).
Esta prática levou, mais tarde, as igrejas ligadas a Roma a adotarem imagens (condenadas
abertamente pela lei de Deus) a exemplo do que mantinham em seus cultos pagãos antes do
“casamento” entre Igreja Cristã e Império Romano (com seus muitos deuses e ídolos). Certamente, o que levou muitos líderes a unirem suas igrejas a Roma foi o mesmo interesse de 
Balaão: o dinheiro. O apoio financeiro do Império que dominava o mundo falou mais alto que o zelo doutrinário e a fé de muitos. cf. (1Tm 6.10).
- Nicolaitas: As mesmas idéias refutadas em Éfeso ou cerca de 200 anos antes, aqui tomam boa aceitação. Homens que na sua vaidade e interesses começam, não a liderar, mas subjugar o povo. É o “Clero” se sobrepondo aos “leigos”.
Vemos em Pérgamo, nitidamente a base da formação da Igreja Romana, explorando o nome de “Cristãos” e a boa-fé dos seguidores; o Balaonismo visto na riqueza de seus templos, na idolatria a tantos “Santos” criados até da imaginação, e na mistura ecumênica atual com tantas seitas; e o Nicolaismo, vista na atual hierarquia Romana. Percebe-se que Jesus sabia muito bem aonde aquelas coisas iriam levar.
Reflexão: Devemos buscar ser independentes sempre do estado e outras instituições que possam nos “beneficiar”. Temos sido assim, mesmo individualmente? Nosso zelo no culto e doutrina tem sido fiel? Estamos ocupados em ver quem é “mais importante” na igreja ou estamos unindo nossas forças para anunciar a Cristo?


A ESPADA DE DOIS GUMES
Prof. João Flávio Martinez
“E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a
espada aguda de dois fios” (Ap 2.12)
“Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos
outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” (1Co 9.27)
Quando o Senhor Jesus disse que tinha uma espada de dois gumes, estava falando da sua Palavra (Ef 6.17), a qual tem dois gumes, cortando dos dois lados. A Palavra de Deus corta (exorta, consola e edifica) tanto quem ouve quanto quem prega. Na verdade o pregador deveria ser o primeiro a experimentar a Palavra e assim, depois, ministrá-la aos outros. O Apóstolo Paulo era um verdadeiro pregador da palavra de Deus, onde ele afirma que subjugava-se primeiro e depois manifestava a Palavra aos outros. Isso nos mostra, principalmente nos dias atuais, que devemos viver a Palavra na prática, como cristãos autênticos e não só de boca. Quando nos cortamos com ela, fica visível. Nota-se que algo nos aconteceu, percebem o sangue, não o nosso, mas o de Jesus. Todos notam o ocorrido, ao contrário da faca física, as pessoas percebem que o corte acontecido foi muito bom, pois
o mal foi cortado e lançado fora; o vício, as drogas, as velhas manias, os adultérios, a prostituição, o coração rancoroso, ... e tantas outras coisas mudaram no nosso interior. É assim, quando experimentamos o corte da Palavra de Deus, podemos testemunhar e mostrar o efeito benéfico desse corte. Aleluia!!! DEUS SABE
“Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu
nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi
morto entre vós, onde Satanás habita” (Ap 2.13)
Sei onde habitas – Deus é Onisciente (sabe tudo), Onipotente (tem todo poder), Onipresente (está em todos os lugares). É impressionante como tem gente que se esquece dos atributos de Deus e do seu poderio e tentam esconder as coisas do Senhor. São pessoas que enganam os companheiros com a sua falsa conversa, que escondem os fatos dos irmãos, mentem aos seus pastores e enganam a quase todos com a sua pseudo bondade, todavia o Senhor declara a sua Igreja: “EU SEI”.
O Espírito Santo sabe tudo, o que você faz, o que você esconde, o que se “varre para baixo do
tapete”, onde você anda, onde realmente está o seu coração, em fim Ele sabe tudo. O melhor que temos a fazer é não tentar enganá-lo, sendo sincero.
Onde está o trono de Satanás – Isto sem dúvida é uma referência à seita pagã babilônica, ocultista, que mudou-se para Pérgamo, vinda de Babilônica (o centro do espiritismo nos tempos primitivos), quando os conquistadores persas dominaram o mundo. Vemos assim, que quando o diabo não consegue enfraquecer a Igreja pela perseguição e sofrimento (V.10), procura fazê-lo pela corrupção da fé, adulterando a Palavra de Deus e semeando falsas doutrinas. “Antipas” mencionado por seu nome, por Jesus, indica que Deus conhece os seus pelo nome, o que indica carinho e atenção pessoal. Onde satanás habita – É triste até comentar isso, mas temos que fazê-lo. A referida Igreja abaixou “a guarda” e o inimigo entrou e se entronizou no meio do povo de Deus. O Senhor Jesus disse que satanás habitava ali e pelo contexto não parece referir-se à cidade de Pérgamo simplesmente, mas a própria Igreja. Temos que estar sempre alertas a toda novidade doutrinária e preparados para enfrentá-las (Jd 3).
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação
comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que
uma vez foi dada aos santos” (Jd 3)
Em nossos dias novas doutrinas surgem a cada minuto, pregadores e mais pregadores tem trazido novidades ao seio da Igreja e temos engolido miseravelmente. Se não voltarmos à pureza da Palavra de Deus, cairemos no erro desta Igreja citada acima e satanás se entronizará em nosso meio.
Convido você, meu irmão, a lutar e guerrear no mundo espiritual pela sã doutrina, a qual o diabo quer deturpar; Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos cf. (2Tm 4.3).
“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos,
amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os
ouvidos da verdade, voltando às fábulas” (2Tm 4.3-4)


BALAÃO
“Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a
doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de
Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem” (Ap 2.14)
A doutrina de Balaão – É a mistura espiritual da Igreja com o mundo, quanto às suas práticas e procedimento, perdendo ela assim sua pureza e santidade. Foi isso que Balaão fez a Israel, induzindo-os a se prostituírem com mulheres pagãs. Ele, que era profeta de Deus, se contaminou por causa do dinheiro e ensinou a Balaque (inimigo do povo de Israel), rei dos moabitas, a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para contaminá-los.
Assim, por conselho de Balaão, Israel profanou sua separação do mal e interrompeu sua peregrinação para a Terra prometida (Nm 25.1-3).
Diz a Palavra de Deus em Nm 25.1 que “Israel deteve-se em Sitim” (versão ACF), quando já
estavam próximo de Canaã, e a causa disso foi esta que acabamos de mostrar. O mesmo acontece hoje, sempre que a Igreja se mistura com o mundo e as práticas – ela pára, se detém, imobiliza-se. É a união da Igreja com o mundo, como milhões estão querendo.
Há dois males citados na Bíblia, da parte de Balaão: “O caminho de Balaão” (2Pe 2.15), e o
“erro de Balaão” (Jd v.11).
O caminho de Balaão – Está em (Nm 22-24). Ele queria ganhar o prêmio oferecido pelo rei
Balaque e ao mesmo tempo agradar a Deus. Impossível! Vemos hoje obreiros igualmente mercenários, abraçando o ministério evangélico como se este fosse uma profissão rendosa. É o profissionalismo “espiritual” ou “os profissionais da fé”, hoje comum nas Igrejas, principalmente nessas neo-pentecostais, onde as pessoas não conhecem os seus pastores e cada dia se deparam com um cidadão diferente, sem saberem quem é e de onde veio, mas ouvem e se alimentam sem saber a procedência do pregador. Transformam as práticas da vida cristã, tanto as individuais como as do culto coletivo, em secularismo ou profissionalismo puro. Ler Mt 6.24.
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se
dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” (Mt 6.24)
O erro de Balaão – Balaão racionando do ponto de vista natural, humano, via mal em Israel e
achava que Deus sendo santo devia amaldiçoá-lo. É hoje o mal do racionalismo humano dentro da Igreja. É querer interpretar as coisas de Deus – a Sua Palavra, sua doutrina, sua Igreja, seus caminhos, somente pelo nosso raciocínio. É a dependência do intelectualismo. Num tempo como o atual em que a Igreja toda se acultura o perigo do racionalismo humano nas coisas de Deus está aí.


A DOUTRINA DOS NICOLAÍTAS
“Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio” (Ap 2.15)
Já comentamos sobre os Nicilaítas (Ap 2.6) na carta à Igreja de Éfeso, entretanto o que nos chama a atenção é que, o que era “obra dos nicolaítas” (vrs.6) tornou-se agora “doutrina”. Isso nos faz ficar alertas para o fato do rápido progresso do mal sobre a Igreja. As heresias não são aberrações como se pensam, mas muito pelo contrário, elas são “floridas” e atraentes ao mais fervoroso e devoto cristão. É ai que a comunhão com o Espírito Santo é de vital importância, pois é Ele que nos mostra toda verdade, leiamos:
- “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de
verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim” (Jo 15.26)
- “E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos
ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis” (1Jo 2.27)
A única vacina contra as heresias é o conhecimento da Palavra e a comunhão com o Espírito
Santo, só assim há proteção. Esse é um dos motivos do Senhor dizer no final de todas as suas
cartas: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. CONTRA ELES
“Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da
minha boca” (Ap 2.16)
“Porque desde a antigüidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera” (Is 64.4)
A Bíblia nos mostra que o nosso Deus tem prazer em operar, trabalhar ao nosso favor. Isso acontece quando aceitamos a sua Palavra e por ela andamos. Entretanto, quando nos voltamos contra a Palavra e a vontade de Deus, e pior quando sabemos o certo e fazemos o errado, Deus vira-se contra nós. O texto diz que o Senhor virá e com a espada da sua boca (a Palavra) batalhará contra aquele que outrora Ele era a favor. Saiba meu irmão que o Senhor o ama, que a sua Palavra é para o seu bem, mas se recusar e virar-se contra o seu criador terás o Senhor, que nunca perdeu uma batalha contra você. Fique do lado certo e seja abençoado pelo Senhor.


O MANÁ E A PEDRA BRANCA
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do
maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual
ninguém conhece senão aquele que o recebe” (Ap 2.17)
O maná escondido: O maná escondido e o maná do deserto são duas coisas diferentes. Quando o povo de Israel estava no deserto, o maná descia dos céus diariamente para eles comerem. Então Moisés disse a eles que pegassem um pote de ouro, que o enchesse com uma certa quantidade de maná (um ômer), e guardassem-no na arca do concerto (a qual continha os mandamentos).
Quando as próximas gerações perguntassem sobre o assunto, eles deveriam dizer-lhes como Deus enviara o maná dos céus para alimentá-los, enquanto estavam no deserto, e agora eles tinham o maná na arca como evidência (Êx 16.14-35).
Os das gerações posteriores que não sabiam como era o maná poderiam ser esclarecidos pelo maná da arca. Então eles saberiam. Mas aqueles que já haviam comido do maná teriam outro sentimento em relação ao maná escondido. Eles conheceram o sabor; portanto, quando o vissem novamente, eles teriam uma espécie de recordação. Os que não o provaram, embora pudessem saber o que era, não teriam tal recordação. Ao vencedor o Senhor daria de comer do maná escondido; o que significa que eles teriam recordações. Todas as nossas experiências diante de Deus são válidas e não são perdidas. Muitos irmãos se perguntam: O que estou passando terá alguma utilidade na eternidade? Se você conhece o significado do maná escondido, você saberá se isto terá alguma utilidade ou não. Se temos a oportunidade de ver o “maná escondido”, então seremos capazes de rememorar uma vez mais o “maná diário”. Qualquer dificuldade que passemos, ou quaisquer lágrimas que derramemos hoje, tornar-se-ão mais tarde nossa relembrança. Para mim, o maná escondido é o maná diário. Os que nunca têm visto o maná, naquele dia quando virem o maná escondido, não terão nenhuma recordação. Embora conheçam o guiar da Sua graça, contudo não comeram. Mas os que têm comido dele estarão cheios de recordação. O maná escondido é um princípio muito grande na Bíblia, e é também um grande tesouro. Um dia comeremos do maná celestial escondido. Se não tivermos algumas cicatrizes aqui, não somos vencedores. Se nunca passamos estas coisas hoje, então no futuro, mesmo se nos for dado do maná escondido, não haverá nem recordações nem qualquer novo saborear das experiências. Nunca diga que o que você encontra hoje é sem significado. Nenhuma experiência é uma experiência perdida. Naquele dia todos nós iremos ser capazes de relembrar nossas experiências. O maná escondido é conhecido dos que o conhecem, e desconhecido dos que não o conhecem. Hoje passamos por dificuldades e tribulações; naquele dia o Senhor enxugará nossas lágrimas. A pedra Branca: A história antiga dos gregos e romanos menciona essa pedrinha. 
1°) Nos tribunais, os juízes tinham pedras brancas e pretas. Se o acusado recebia uma pedrinha preta, estava condenado; se branca, estava perdoado, liberto, livre.
2°) Nos jogos públicos, os vencedores recebiam pedrinhas brancas com os seus nomes gravados nelas. Isso dava-lhes direito a auxílio do governo pelo resto da vida. 
3°) Também pedrinhas brancas eram fornecidas a certas pessoas para livre trânsito em certas regiões, situações e reuniões. Era o passe, a entrada livre, autorização, nesses casos especiais. (Prof. João Flávio Martinez)
Fonte:
- Dr. Steven J. Lawson é o pastor sênior da Christ Fellowship Baptist Church em Mobile, Alabama, depois de ter servido como um
pastor no Arkansas e Alabama por vinte e cinco anos. Ele é um graduado da Universidade Texas Tech (BBA), DallasTheological Seminary (Th. M.)
- Centro Apologético Cristão de Pesquisas – (CACP) - http://www.cacp.org.br/estudos/artigo.aspx?lng=PTBR&article=1180&menu=7&submenu=3
- Bíblia Almeida Corrigida Fiel - ACF – (SBTB).

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

IECE. Tecnologia do Blogger.
Atualizando

Arquivo do blog

Seguidores

Footer Text

Link List

ADVERTISMENT

Follow on FaceBook