We are coming soon!

40%

We'll notify you when the site is live:

Maintenance Mode is a free coming soon/under construction blogger template from NewBloggerThemes.com. Maintenance Mode blogger template has jQuery countdown timer, progress bar, tabbed view section, email subscription box and twitter follow and share buttons. You can go to Edit HTML replace this with your own words. For more free blogger templates, visit NewBloggerThemes.com.
Copyright © SEDE NACIONAL | Powered by Blogger
Design by ThemeFuse | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

Blogs

domingo, 22 de julho de 2012

A Visão Beatífica



A Visão Beatífica

Ex 32.1-33.23; Nm 6.24-26; Mt 5.8; Jo 14.1-11; Ap 22.1-5
Há uma história sobre um menino que lutava com idéia de Deus que estava aprendendo com seus pais. O que o incomodava mais era que lhe diziam que Deus é invisível. Como poderia adora e servir um Deus a quem não podia ver? Ele aprendera o ditado que dizia, "fora da vista, fora da mente".Frustrado com a teologia do Deus invisível, o garoto gritou: " Eu quero um Deus tenha pele!"
Talvez o desejo por um Deus com pele seja um dos fatores que impelem a humanidade à idolatria. Ídolos de pedra e de madeira, embora sejam totalmente surdos e mudos e totalmente incapazes de prestar qualquer ajuda, pelo menos são visíveis. São um substituto designado para satisfazer o desejo que nossos olhos têm de contemplar a majestade de Deus.
Paulo escreveu que a humanidade é culpada pro mudar a gloria do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível (Rm 1.23) e por "mudar a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém" (Rm 1.25).
Os discípulos também expressaram o desejo de ver diretamente a face de Deus. Eles também eram afetados pela invisibilidade evasiva de Deus. Quando Jesus se reuniu com os discípulos no Cenáculo para Última Ceia, Filipe disse: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta" (Jo 14.8). Filipe falou por todos os crentes. Nossa expectativa seria totalmente suprida por um único olha na face desvendada de Deus. Vê-lo em seu santo esplendor seria suficiente. Satisfaria nossa alma e acalmaria nosso espírito agitado.
Se Jesus alguma vez demonstrou aborrecimento ou impaciência com alguma pergunta dos discípulos, foi com esta. Ele replicou. "Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" (Jo 14.9).
Logo no começo do seu ministério terreno Jesus pronuncio o Sermão do Monte, começando com as Bem-Aventuranças. Ali ele proferiu sua bênção sobre os puros de coração, com a promessa de que veriam a Deus. O fato de Deus não poder presentemente ser visto em sua glória e que permanece invisível aos nossos olhos tem sido um peso para os seres humanos que almejam ver aquele que é o objeto de devoção e amor. Desde o tempo em que bloqueou o acesso ao Jardim do Éden colocando à porta um anjo com uma espada flamejante na mão, Deus determinou que nenhum ser humano poderia vê-lo abertamente. Mesmo a Moisés, que pediu para ver sua glória, Deus respondeu: "A minha face não se verá" (Ex 33.23).
Os remidos anseiam pelo momento quando poderão olhar além do véu e contemplar diretamente a pureza do esplendor de Deus. A razão pela qual não podemos contemplar agora não é devido à deficiência dos nossos olhos, mas por causa da falta de pureza no nosso coração. Quando formos glorificados no céu e nosso coração for purificado iremos experimentar a alegria indizível de poder contemplá-lo como ele é em sua gloria.
A visão beatífica é chamada assim devido à promessa da visão de Deus que leva consigo a benção suprema da alma humana. A benção mais elevada sobre Israel era:"O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz." (Nm 6.24-26).
João nos promete que embora a maioria das coisas que nos esperam no céu esteja em mistério, de uma coisa podemos estar certos: "... seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos." (1 Jo 3.2).
Esta promessa nos assegura que no céu Deus irá revelar-se a nós de uma maneira que irá além da teofania (manifestação externa da glória de Deus, como na sarça ardente). A visão transcenderá a visão da sarça ardente ou da coluna de nuvem. Veremos mais do que uma representação ou uma imagem refletida. Nós o veremos "como ele é". Poderemos, de alguma maneira, mirrar a sua própria essência. Então, não haverá necessidade de pele.
Sumário
1. A invisibilidade Deus freqüentemente crua ocasião ao ser humano para os atos de idolatria.
2. Cristo revelou a perfeita imagem de Deus; vê-lo é ver o Pai.
3. A visão de Deus é prometida aos puros de coração.
4. Nenhum mortal pode ver a face de Deus, até que esteja purificado no céu.
5. A visão futura de Deus é chamada "beatífica" porque inundará nossa alma de bem-aventurança.
Autor:  R. C. Sproul
Fonte: 3º Caderno Verdades Essenciais da Fé Cristã – R.C.Sproul. Editora Cultura Cristã. Compre este livro em http://www.cep.org.br .

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

IECE. Tecnologia do Blogger.
Atualizando

Arquivo do blog

Seguidores

Footer Text

Link List

ADVERTISMENT

Follow on FaceBook