We are coming soon!

40%

We'll notify you when the site is live:

Maintenance Mode is a free coming soon/under construction blogger template from NewBloggerThemes.com. Maintenance Mode blogger template has jQuery countdown timer, progress bar, tabbed view section, email subscription box and twitter follow and share buttons. You can go to Edit HTML replace this with your own words. For more free blogger templates, visit NewBloggerThemes.com.
Copyright © SEDE NACIONAL | Powered by Blogger
Design by ThemeFuse | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

Blogs

domingo, 22 de julho de 2012

Céu


Céu
Deus acolherá seu povo
com Júbilo perene
Não se turbe o vosso corações; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”. João 14.1-3
Céu, que tanto no hebraico como no grego é uma palavra que significa “firmamento”, é o termo bíblico para casa ou morada de Deus (Sl 33.13,14; Mt 6.9), onde está seu trono (Sl 2.4); o lugar de sua presença, ao qual o Cristo glorificado retornou (At 1.11); onde a igreja militante e triunfante agora se unem para a adoração (Hb 12.22-25); e onde um dia o povo de Cristo estará com seu Salvador para sempre (Jo 17.5,24; 1 Ts 4.16,17). Ele é retratado como um  lugar de descanso (Jo 14.2), uma cidade (Hb 11.10), e um país (Hb 11.16). Em algum ponto futuro, ao tempo da volta de Cristo para o juízo, ele tomará a forma de um cosmos reconstruído (2 Pe 3.13; Ap 21.1).
Pensar no céu como um lugar é mais correto do que errado, embora a palavra possa iludir. O céu aparece na Escritura como uma realidade espacial que toca e interpenetra todo o espaço criado. Em Efésios, Paulo localiza no céu tanto o trono de Cristo à mão direita do Pai (Ef 1.20) como as bênçãos espirituais e a vida ressurreta dos cristãos em Cristo (Ef 1.3; 2.6). Os “lugares ou regiões celestiais” em Efésios 1.3,20; 2.6; 3.10; 6.12 é uma variante literária de “céu”. Paulo alude a uma experiência no “terceiro céu” ou “paraíso” (2 Co 12.2,4). Não há dúvida de que o céu do trono de Deus deve ser distinguidos das regiões celestes ocupadas pelos poderes espirituais hostis (Ef 6.12). Um corpo de ressurreição adaptado à vida no céu espera pr nós (2 Co 5.1-8), e aquele corpo veremos o Pai e o Filho (Mt 5.8; 1 Jo 3.2). Mas, enquanto estamos em nossos corpos atuais, as realidades do céu são invisíveis e normalmente imperceptíveis a nós, e as conhecemos somente pela fé (2 Co 4.18; 5.7). Entretanto, nossa conexão com céu e seus habitantes, o Pai, o Filho, o Espírito, os santos anjos, e os espíritos demoníacos nunca devem ser esquecidos: porquanto é uma questão de sólido fato espiritual.
A Escritura ensina-nos a formar nossa noção da vida no céu por (a) extrapolar da relação menos do que perfeita que temos agora com Deus o Pai, o Filho e o Espírito, com outros cristãos e com as coisas criadas para a idéia de uma perfeita relação, livre de toda limitação, frustração e fracasso; (b) eliminar de nossa idéia de uma vida vivida para Deus todas as formas de sofrimento, maldade, conflito e angústia, tais como as que experimentamos aqui na terra; e (c) enriquecer nossa imaginação com aquela felicidade futura, incluindo cada conceito de excelência e gozo natural que conhecemos. As visões da vida celestial em Apocalipse 7.13-17 e 21.1-22.5 aproximam-se de todas as três formas de concebe-la.
De acordo com a Escritura, a constante alegria da vida no céu para os remidos será originada de (a) sua visão de Deus na face de Jesus Cristo (Ap) 22.4); (b) sua contínua experiência do amor de Cristo, à medida que Ele lhes ministra (Ap 7.17); (c) sua comunhão com os amados e com todo o corpo dos remidos; (d) o contínuo crescimento, amadurecimento, aprendizado, enriquecimento de capacidades e expansão de poderes que Deus tem em estoque para eles. O remido deseja todas estas coisas, e sem elas sua felicidade não pode ser completa. Mas no céu não haverá desejos insatisfeitos.
Haverá diferentes graus de bem-aventurança e recompensa no céu. Todos serão abençoados até o limite do que possam receber, mas as capacidades serão variáveis de acordo com o que fazem neste mundo. Quanto às recompensas (uma área em que a irresponsabilidade atual pode trazer permanente perda futura: 1 Co 3.10-15), dois pontos precisam ser entendidos. O primeiro é que, quando Deus recompensa nossas obras, Ele está coroando seus próprios dons, pois foi somente pela graça que aquelas obras foram realizadas. O segundo é que a essência da recompensa em cada caso será acima do que os cristãos mais desejam, ou seja, um aprofundamento de sua relação de amor com o Salvador, que é a realidade para a qual aponta toda a imagética bíblica de coroas honoríficas, roupas e festas. A recompensa é semelhante à do namoro, com o enriquecimento da relação do mesmo amor por meio do casamento.
Assim, a vida na glória celestial compreende ver Deus em e por meio de Cristo e ser amado pelo Pai e pelo Filho, descansar (Ap 14.13) e trabalhar (7.15), louvar e adorar (7.9,10; 19.1-5), e comunhão com o Cordeiro e seus santos (19.6-9).
E essa vida não cessará (Ap 22.5). Sua eternidade é parte de sua glória; a continuidade infinita, podemos dizer, é a glória da glória.
Os corações na terra dizem no curso de uma jubilosa
Experiência: “Quero que isto nunca termine”.
Mas, invariavelmente, termina.
Os corações dos que estão no céu dizem:
“Quero que isto dure para sempre.”
E durará. Não pode haver
melhor notícia
que esta.
Autor: J. I. Packer
Fonte: Teologia Concisa, Ed. Cultura Crista. Compre este livro em http://www.cep.org.br .

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

IECE. Tecnologia do Blogger.
Atualizando

Arquivo do blog

Seguidores

Footer Text

Link List

ADVERTISMENT

Follow on FaceBook